Marília realiza 12ª Conferência Municipal de Saúde nos dias 29 e 30 de agosto

A Prefeitura de Marília promove, nos dias 29 e 30 de agosto, a 12ª Conferência Municipal da Saúde. O evento será realizado no Anfiteatro da Universidade de Marília (Unimar), em parceria com o Conselho Municipal de Saúde (Comus), e terá como tema central “35 anos do SUS, o SUS que queremos para Marília: equânime e igualitário”.
A abertura acontece na sexta-feira (29), às 19h. No sábado (30), a plenária será realizada das 8h às 17h, na Reitoria e em salas do Bloco 3 da Unimar.
Segundo a Secretaria de Saúde, o debate será dividido em cinco eixos: Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica, Vigilância em Saúde do Trabalhador, Vigilância Ambiental e Controle Social e Políticas Públicas em Saúde. As propostas que irão à discussão foram elaboradas durante quatro pré-conferências realizadas neste mês nas regiões leste, oeste, norte e sul do município.

“A participação de todos na Conferência é fundamental para garantir que o SUS atenda às reais necessidades da nossa população e nos ajude a construir, de forma democrática e coletiva, o futuro da saúde pública em Marília”, afirmou a secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio.
De acordo com a presidente do Comus, Tereza Aparecida Machado, o objetivo é avaliar os 35 anos do Sistema Único de Saúde (SUS), propor diretrizes para o seu aperfeiçoamento e fortalecer o controle social. “A abordagem dos temas de cada eixo tem a finalidade de orientar os participantes e proporcionar espaços de diálogo, visando analisar a situação de saúde da população, a estrutura das redes de serviços e atenção, os processos de trabalho e indicar soluções para os desafios apresentados”, explicou.
O relatório final da conferência servirá de base para a construção do Plano Plurianual de Saúde (PPA) do município para os anos de 2026 a 2029.
