Marília prorroga campanha de vacinação contra a gripe
Devido aos índices baixos de vacinação, em alguns grupos prioritários, a Prefeitura de Marília decidiu prorrogar a data final da campanha de vacinação contra a gripe para o dia 30 de junho. O prazo terminaria nesta quinta-feira (04).
A terceira e última fase teve início no dia 11 de maio, com prioridade aos grupos formados por pessoas com deficiência, crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, professores e pessoas entre 55 e 59 anos.
Até esta quinta-feira (05), foram vacinadas em Marília 74.973 pessoas, sendo 40,48% das crianças de seis meses a menores de seis anos; 34,72% de gestantes; 25,61% de puérperas (mães que tiveram filhos nos últimos 45 dias) e 33,30% de adultos entre 55 e 59 anos de idade.
A campanha também imunizou 55,61% dos professores de escola públicas e privadas e 66,41% das pessoas aguardadas do grupo com comorbidades. Já entre os trabalhadores da saúde e os idosos, a meta foi ultrapassada.
Também receberam as vacinas 1.974 caminhoneiros e motoristas do transporte coletivo, além de 912 pessoas do grupo de forças de Segurança e Salvamento.
Juliana Carvalho Bortoletto, enfermeira da Sala de Vacina do município, destacou que é de fundamental importância que as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários e que ainda não se vacinaram procurem uma das unidades de saúde do município que estão aplicando a vacina.
“Por conta do baixo alcance da meta nesses grupos prioritários aconteceu a prorrogação da campanha. É mais uma oportunidade para que os públicos de todas as fases, que ainda não se vacinaram, possam procurar de forma organizada as unidades de saúde”, disse a enfermeira.
O prefeito Daniel Alonso alertou para a necessidade de o público alvo da vacina procurar uma unidade de saúde para receber a imunização contra o Influenza. “A vacina é importante para reduzir complicações e óbitos por influenza.
Ela não tem eficácia contra o coronavírus, porém, neste momento, vai auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para a Covid-19, já que os sintomas são parecidos”.
Onde vacinar?
Em virtude da pandemia do coronavírus, algumas unidades de saúde estão atendendo apenas pessoas com síndrome respiratória. Por isso a vacinação contra a gripe está sendo feitas nas seguintes unidades: UBS Planalto, USF Santa Augusta, USF CDHU/São Bento, USF Santa Paula, USF Marajó, UBS Alto Cafezal, UBS Chico Mendes, UBS Bandeirantes, UBS São Judas, USF Altaneira, USF Jânio Quadros e UAS Santa Antonieta, USF Santa Antonieta III e USF Jardim Julieta .
Para a população da zona rural e dos distritos, as vacinas acontecem nas seguintes unidades: USF Amadeu Amaral, USF Flamingo, USF Avencas, USF Lácio, USF Dirceu, USF Santa Helena, USF Rosália, USF Nóbrega, USF Vida Nova Maracá e USF, Padre Nóbrega I e II.