Marília promove ações de bloqueio contra o Aedes neste sábado
A Secretaria Municipal da Saúde vai intensificar neste sábado (11) o trabalho de combate e erradicação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e da chikungunya.
Equipes formadas por aproximadamente 80 servidores municipais – entre agentes comunitários de saúde, supervisores, motoristas e equipe de apoio – vão estar em duas regiões e quatro bairros da cidade simultaneamente. As frentes serão desenvolvidas nos bairros Figueirinha e Primeiro de Maio (zona Norte), Jardim Planalto e o bairro Três Lagos, ambos na zona Sul.
Conforme informou o supervisor da Divisão de Zoonoses, Rafael Colombo Filho, três forças-tarefas irão desenvolver o tratamento químico focal com uso de larvicida.
“Serão intensificados os trabalhos de erradicação de criadouros do mosquito, bem como a abordagem à população visando identificar possíveis sintomáticos tanto de dengue, quanto de chikungunya”, contextualizou. O trabalho será realizado no período das 7h30 às 13h30 deste sábado, dia 11.
Sábado passado (4), duas forças-tarefas ocorreram em duas regiões de Marília, além de uma operação de varredura em todo o perímetro interno do Cemitério da Saudade, na zona Oeste.
Naquela oportunidade, aproximadamente 100 quadras foram vistoriadas nos bairros Jardim Julieta, Jardim Santa Antonieta III, Jardim Renata e na vila onde está localizada a Unidade de Saúde da Família Liliana.
Também houve bloqueio e ação de enfrentamento da dengue e chikungunya nas ruas e avenidas de todo o bairro Alto Cafezal e na região central de Marília.
Além do tratamento químico focal com uso de larvicidas, os agentes, supervisores e equipes de apoio eliminaram focos, orientaram a população e realizaram o controle mecânico. “A exemplo do último sábado, neste teremos três frentes de trabalho. Estamos permanentemente na luta contra o Aedes aegypti”, conclui o secretário-adjunto da Saúde, médico Osvaldo Ferioli.