Marília prepara volta às aulas e deve confirmar Cilmara na Educação
![](https://marilianoticia.com.br/wp-content/uploads/2025/01/e771588902f42fe96d41fb1d145f9936-768x512.jpg)
O ano letivo de 2025 na rede municipal de ensino de Marília vai ter início na próxima quarta-feira (5), com o retorno de aproximadamente 18 mil alunos matriculados nas escolas da cidade. A Secretaria Municipal da Educação, que deve finalmente confirmar a nomeação de Cilmara Carreiro Piza para o cargo de gestora da pasta, preparou uma programação especial para receber estudantes, famílias e profissionais, que inclui reuniões, encontros com pais e o início das aulas.
A rede municipal conta com 2.583 servidores, entre professores, diretores, equipes de apoio e gestão, além de 293 funcionários terceirizados responsáveis pela limpeza.
O planejamento para o início do ano letivo começou nesta segunda-feira (27), com uma reunião de diretores. Já o retorno dos servidores da pasta está marcado para segunda-feira (3). Os pais serão recebidos pelos professores nas unidades escolares na terça-feira (4) e boa parte regressão às atividades na quarta.
O calendário escolar foi definido após diálogo entre a pasta e o Conselho Municipal de Educação, com o objetivo de garantir um acolhimento adequado às famílias e à comunidade escolar.
No dia 5, as aulas são retomadas para os alunos do 1º ao 5º ano das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) e para as crianças das Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis). Os alunos do Maternal II retornam no dia 6.
A rede municipal de Marília é composta por 19 Emefs, duas Emefeis, 40 Emeis e duas entidades parceiras (Lar da Criança e Amélie Boudet). Desse total, 45 unidades oferecem ensino integral. Além disso, a Educação conta com o Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (Cemaee) e duas unidades de Educação de Jovens e Adultos (EJA).
![](https://marilianoticia.com.br/wp-content/uploads/2025/01/cilmara-2.jpg)
SECRETÁRIA
Apesar de já cumprir agenda como secretária da Educação, Cilmara Carreiro Piza ainda não foi oficialmente nomeada para o cargo. O Marília Notícia apurou que ela ocupava cargo de supervisora na Diretoria Regional de Ensino de Marília e aguarda liberação e cessão do Estado para assumir o cargo em Marília.
Nesta segunda-feira (27), foi publicada a liberação, com “licença sem vencimento” no Diário Oficial do Estado de São Paulo. O texto prevê o afastamento da rede estadual, sem recebimento de salários.
Agora, até essa próxima sexta-feira (31), o Estado deve publicar portaria que cede Cilmara como servidora pública estadual para a Prefeitura de Marília, o que possibilita com que ela assuma a pasta municipal.
Com isso, seu nome deve ser confirmado até a próxima semana no Diário Oficial do Município de Marília (Domm), antes do início das aulas.
Faça parte de nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!