Marília precisa vacinar 2,2 mil crianças para bater a meta
Faltando apenas dez dias para o final do prazo para a vacinação contra a poliomielite, 2.206 crianças ainda não receberam o imunizante em Marília.
A meta é vacinar pelo menos 95% do público-alvo, com idade entre um e quatro anos, que é de 11.242 crianças. No entanto, a média atual está em 80,38%, com 9.036 vacinados.
Até o momento, foram aplicadas 2.202 doses em crianças de um ano, 2.118 em crianças de dois anos, 2.208 em crianças de três anos e 2.508 imunizantes na faixa etária dos quatro anos.
A campanha nacional para a vacinação contra a Poliomielite foi iniciada no dia 8 de agosto, com previsão de término em 9 de setembro. Com baixa adesão em todo o país, a iniciativa foi prorrogada até o dia 30 de setembro e depois novamente até o dia 31 de outubro.
Ao longo deste período, diversas campanhas foram realizadas na cidade para atingir o maior número de crianças possível, com vacinações aos sábados e até nas escolas.
Em Marília, todas as unidades de saúde continuam vacinando o público-alvo dessa campanha de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.
AÇÃO COM RECREAÇÃO NESTE SÁBADO
Para quem tem dificuldade de ir até a unidade de saúde durante a semana, a prefeitura realiza neste sábado (22), mais uma ação de vacinação contra a pólio, com atualização da caderneta vacinal para as crianças até 12 anos.
A ação acontecerá no Sest Senat, localizado na Avenida Dr. Durval de Menezes, 1901, no bairro Nova Marília, das 8h às 13h, e a vacinação será por ordem de chegada. No local, também haverá recreação para as crianças.
“As campanhas de vacinação coincidem com a imunização contra a Covid-19 em andamento”, disse a enfermeira Juliana Carvalho Bortoleto Gomes, da Secretaria Municipal da Saúde de Marília. “As vacinas Covid-19 poderão ser administradas de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais do Calendário Nacional, na população a partir de três anos de idade”, explicou.
Para o secretário municipal da Saúde, o médico Dr. Sérgio Nechar, a atualização da situação vacinal aumenta a proteção contra as doenças imunopreveníveis, evitando a ocorrência de surtos e hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e óbitos. “A mobilização nacional é uma estratégia adotada pelo Ministério da Saúde e é realizada com sucesso desde 1980”
A POLIOMIELITE
A poliomielite (paralisia infantil) é uma doença contagiosa aguda causada por vírus, que pode infectar crianças e adultos. Em casos graves, pode acarretar paralisia nos membros inferiores. A vacinação é a única forma de prevenção. Todas as crianças menores de cinco anos devem ser vacinadas.
A doença é causada pelo poliovírus, e a infecção se dá por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas doentes.