Marília pode voltar a ter oftalmologia no SUS
A Secretaria Municipal da Saúde de Marília foi informada recentemente sobre a possibilidade da retomada dos serviços oftalmológicos sob a gestão do município. Recentemente o Estado transferiu para atividades que envolvem a especialidade para Herculândia (distante 59 quilômetros).
Antes, os atendimentos eram feitos no Complexo Famema, que atendia pelo SUS pacientes de 61 cidades por meio de contrato com empresa terceirizada. Agora, marilienses também precisam se deslocar para o município vizinho.
Em nota ao Marília Notícia, a assessoria de imprensa da administração municipal não deu prazos para a retomada dos atendimentos na cidade, mas informou que depende apenas do repasse de recursos.
“Já estão sendo tomadas as providências, com o devido processo formal, para que assim que houver o recebimento dos recursos os atendimentos oftalmológicos possam ser realizados no município”, diz o comunicado.
A retomada de atendimento voltado aos olhos da população, no SUS em Marília, foi autorizada pela CIB (Comissão Intergestora Bipartite), vinculada ao Estado. O pedido foi feito recentemente pela Secretaria Municipal da Saúde ao DRS-9 (Departamento Regional de Saúde).
Na reunião onde a solicitação foi feita também estava o promotor estadual Oriel da Rocha Queiroz, que acompanha a questão, assim como o Ministério Público Federal.