Marília pode registrar calor de até 40°C; risco de queimadas aumenta

Marília vai enfrentar mais uma semana de calor intenso e clima seco, segundo previsão divulgada na manhã desta segunda-feira (15) pelo Instituto de Pesquisa Meteorológica (IPMet) de Bauru. A chuva segue fora do radar para os próximos dias.
As temperaturas devem subir gradualmente ao longo da semana, atingindo os 40°C no domingo (21). A umidade relativa do ar deve variar entre 12% e 22%, índices considerados críticos pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
A combinação de altas temperaturas e baixa umidade aumenta o risco de queimadas na região. Na semana passada, um incêndio consumiu cerca de 200 hectares de vegetação e mobilizou o Corpo de Bombeiros em áreas próximas a bairros da cidade.

Apesar do controle dos principais focos, a corporação permanece em alerta para a possibilidade de novos episódios. A legislação ambiental prevê pena de dois a quatro anos de prisão, além de multa, para quem provocar incêndios em áreas de vegetação.
De acordo com o IPMet, as máximas devem variar entre 35°C e 37°C até sexta-feira (19), subir para 38°C no sábado (20) e alcançar os 40°C no domingo (21). A ausência de chuvas agrava o cenário e favorece a propagação de incêndios em terrenos baldios, áreas rurais e margens de rodovias.
As autoridades reforçam a importância de não atear fogo em lixo ou vegetação e orientam a população a adotar cuidados especiais: manter hidratação, evitar atividades físicas sob sol forte e redobrar a atenção com idosos e crianças.