Marília cai 23 posições, mas segue entre as 100 mais competitivas
Marília caiu 23 posições e ficou em 97º lugar no Ranking de Competitividade dos Municípios 2024, elaborado em parceria entre o Centro de Liderança Pública (CLP) e a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), que avaliou 404 municípios brasileiros com população acima de 80 mil habitantes. A análise abrange 65 indicadores, organizados em 13 pilares temáticos e três dimensões: Instituições, Sociedade e Economia.
O objetivo da análise é fornecer um panorama da competitividade e da gestão pública local, auxiliando na formulação de políticas públicas mais eficazes. Marília, com uma pontuação geral de 54,55, ficou na 97ª posição no ranking, tendo sofrido uma queda de 23 posições em relação à edição anterior.
Na dimensão Instituições, Marília ficou em 205º lugar, caindo 18 posições. A dimensão Instituições engloba os pilares de sustentabilidade fiscal e funcionamento da máquina pública, avaliando aspectos como gestão fiscal, transparência e burocracia.
Na dimensão Sociedade, Marília ficou em 41º lugar, melhorando 16 posições na comparação com o ano passado, englobando os pilares de acesso à saúde, qualidade da saúde, acesso à educação, qualidade da educação, segurança, saneamento e meio ambiente.
Já na dimensão Economia, Marília apareceu em 163º lugar, caindo 72 posições. O tema abrange os pilares de inserção econômica, inovação e dinamismo econômico, capital humano e telecomunicações. A queda acentuada de posições nesta dimensão é um alerta para a necessidade de medidas para estimular o desenvolvimento econômico da cidade.
O Ranking de Competitividade dos Municípios oferece uma análise comparativa, permitindo que Marília se utilize dos resultados para identificar seus pontos fortes e fracos em relação a outras cidades.
A partir da análise detalhada dos indicadores e da comparação com outros municípios, a administração municipal, em conjunto com o setor privado e a sociedade civil, pode formular políticas públicas mais eficazes e direcionar investimentos para alavancar o desenvolvimento de Marília.
Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!