Marília perde o jornalista Sidnei Batista, aos 67 anos
Marília perdeu neste domingo (23) o jornalista e escritor Sidnei Porfírio Batista, profundo conhecedor da doutrina de Allan Kardec e tinha lido quase todas as obras psicografadas pelo médium brasileiro Chico Xavier (1910-2002).
Esteve pessoalmente com grandes nomes do movimento espírita brasileiro, a exemplo do médium e escritor baiano Divaldo Franco. Semanalmente relatava em textos as aprendizagens lidas em obras espíritas, trazendo trechos relevantes e propondo profundas reflexões.
Começou a vida profissional na Prefeitura de Marília como auxiliar de escrita e, depois, passou a trabalhar como motorista, entregando merenda nas unidades de ensino. Leitor frequente, Batista chegou a doar mais de cinco mil livros, inclusive reconhecido como um dos principais fomentadores da leitura espírita em Marília.
Casado com a senhora Ivonice Barreto Batista, deixou quatro filhos: Michele e Sirlei, do matrimônio com Ivonice, e Marcos Rogério e Tiago, frutos de seu primeiro casamento. Era tio dos irmãos Romildo Grota, atualmente delegado de Polícia Civil no Estado de Mato Grosso, e do jornalista e cineasta Rodrigo Grota, vencedor de dezenas de festivais de cinema, incluindo o de Gramado.
Conforme informações da filha Michele Daiana, seu pai havia sido internado no Hospital das Clínicas de Marília no começo do mês, em 2 de outubro, para a retirada de um câncer no pâncreas. A cirurgia ocorreu em 18 de outubro. Contudo, na manhã deste domingo (23), o jornalista e escritor não resistiu ao quadro de uma pneumonia e veio a falecer.
O velório de Sidnei Batista começou às 15h deste domingo, na sala 3 do Velório Municipal de Marília, e o sepultamento está programado para esta segunda (24), às 13h30, no Cemitério da Saudade.