Marília participa do Programa “Meu Emprego – Trabalho Inclusivo”
O município de Marília participou na última segunda-feira (2), no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, do lançamento do programa “Meu Emprego – Trabalho Inclusivo”, feito pelo governador João Doria.
O programa tem como objetivo promover o desenvolvimento profissional, a inclusão e permanência de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, além de oferecer cursos de qualificação técnica e empreendedora.
Por meio do Centro Paula Souza, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, serão oferecidas 17 mil vagas em 61 modalidades de cursos de qualificação profissional gratuitos para a pessoa com deficiência em todo Estado em 2019.
Marília esteve presente à solenidade de lançamento do Programa “Meu Emprego – Trabalho Inclusivo” com a secretária municipal de Assistência Social, Wania Lombardi, que representou o prefeito Daniel Alonso.
O governador João Doria destacou a importância desse programa. “O Estado de São Paulo tem 9 milhões de pessoas com deficiência. Então é nossa obrigação estabelecer um programa vigoroso para ampliar a empregabilidade delas. Este é um programa inédito no Estado de São Paulo e o seu objetivo é, melhorando a qualificação, viabilizar uma empregabilidade de qualidade”, disse Doria – no Brasil são 45 milhões de pessoas com deficiência.
“É um programa maravilhoso, com o qual já tive o prazer de trabalhar em 2011 e que promove a capacitação e inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho, trazendo dignidade, inclusão, possibilidade de crescimento pessoal e profissional para essas pessoas, além de recolocação para quem teve algum tipo de acidente ou doença incapacitante”, afirmou a secretária Wania Lombardi.
Marília é uma das poucas cidades do estado que já faz esse tipo de capacitação, no Ceprom (Centro Profisionalizante de Marília), ação que desde o início da gestão foi solicitada e incentivada pelo prefeito Daniel Alonso, que mantém convênio com Senai e Senac, além dos próprios cursos do município.
“Nossa intenção é ainda transformar o Ceprom em um grande centro profissionalizante, com cursos de empreendedorismo, formação para os servidores públicos, palestras, etc, pois acreditamos ser a solução para jovens e ainda pessoas em desemprego”, disse o prefeito Daniel Alonso, que nos próximos dias assinará convênio firmando a parceria com o estado, o que proporcionará inúmeras oportunidades para as pessoas com deficiência de nossa cidade.
O programa é realizado em parceria com seis secretarias: Desenvolvimento Econômico, Direitos da Pessoa com Deficiência, Desenvolvimento Social, Saúde, Educação e Justiça. Além disso, ainda conta com a participação do Centro Paula Souza, Sebrae, Hospital das Clínicas e Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (Imesc).