Marília participa de curso sobre reciclagem de entulho da construção civil

Representantes da Prefeitura de Marília participaram nesta terça-feira (10), em São Paulo, do curso RCD – Transforme Entulho em Negócios, voltado à gestão e reciclagem de resíduos da construção civil. A capacitação foi promovida pela Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição (Abrecon).
Participaram do encontro o secretário adjunto do Meio Ambiente e Serviços Públicos, Rodrigo Más, e o secretário municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Leonardo Mascarin. Segundo a Prefeitura, o objetivo foi buscar conhecimento técnico para aprimorar a gestão dos resíduos da construção civil no município.
De acordo com Rodrigo Más, a participação ocorre em um momento em que Marília busca adequação às normas ambientais relacionadas ao setor. “Estamos buscando conhecimento e boas práticas que transformem o entulho em oportunidade ambiental e econômica para o município”, afirmou.

Ainda segundo o secretário adjunto, a cidade deverá operar em breve um novo aterro para resíduos da construção civil, licenciado pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e analisado por órgãos como o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
O secretário Leonardo Mascarin destacou que o reaproveitamento de resíduos pode contribuir também para a manutenção das estradas rurais do município. Segundo ele, a Secretaria da Agricultura viabilizou recursos federais para aquisição de uma máquina destinada à trituração de entulho de construção, que poderá gerar material para utilização nas vias rurais.
“O grande desafio é manter os cerca de 500 quilômetros de estradas rurais. Esse material poderá ajudar na manutenção, respeitando questões de drenagem e permeabilidade”, afirmou.

O secretário municipal do Meio Ambiente e Serviços Públicos, Mário Rui Andrade de Moura, afirmou que a integração entre as secretarias busca ampliar ações voltadas à gestão ambiental no município.
Para o coordenador da Abrecon e professor do curso, Levi Torres, a capacitação tem como objetivo difundir informações sobre legislação e procedimentos adequados para geração, transporte e destinação de resíduos da construção civil.
Segundo ele, Marília avança no processo de adequação ambiental ao discutir novas formas de gestão dos resíduos e ao promover a profissionalização do setor.

