Marília participa da maior trilha inclusiva do Brasil com evento Jipe Eficiente

Marília participou no último sábado (26) da primeira edição local do Jipe Eficiente, evento nacional voltado à inclusão de pessoas com deficiência por meio de um passeio em trilha off-road. A ação ocorreu simultaneamente em 36 cidades de oito estados brasileiros e reuniu, no município, cerca de 30 jipes e 40 participantes com deficiência.
O evento foi organizado pela Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Jeep Clube de Marília. Contou ainda com apoio das secretarias municipais da Saúde e da Assistência Social, Emdurb, empresas privadas e entidades como Apae, Amei, Adevimari, Espaço Potencial, Aadef e Aomar.
A programação teve início às 8h, na praça Maria Izabel, ao lado da Basílica de São Bento. Parte dos participantes foi transportada até o Sítio São Benedito, em Avencas, onde os jipeiros aguardavam para iniciar o percurso. A trilha incluiu seis quilômetros de trajeto — ida e volta — com obstáculos, travessia de rio e passagem por ponte.

Durante o percurso, os participantes, chamados de “Zequinhas Pra Lá de Especiais”, vivenciaram uma experiência marcada por integração, segurança e acolhimento.
O secretário municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Vitor Gazola, ressaltou o caráter inclusivo da atividade. “Faz parte do plano de governo do prefeito Vinicius Camarinha cuidar das pessoas e melhorar a qualidade de vida de todos. Agradeço imensamente ao Jeep Clube, ao Sítio do Chorão, às entidades e a todos que abraçaram essa ideia e fizeram esse dia ser tão divertido e emocionante”, afirmou.
O presidente do Jeep Clube de Marília, Cezário Ferreira Euflauzino, destacou o impacto do evento. “O Jipe Eficiente, para nós, foi uma experiência que nos proporcionou uma alegria imensa. Já estamos ansiosos para o próximo, que já está com data marcada: 25 de julho de 2026”, disse.
