Marília participa da 5ª Conferência de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora

Marília marca presença na 5ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora do Estado de São Paulo (5ª Cestt), que começa nesta segunda-feira (30) e vai até quarta-feira (2), em Campinas (SP). O encontro integra a preparação para a etapa nacional, prevista para agosto.
Com o tema “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano”, o evento busca debater diretrizes para fortalecer as políticas públicas voltadas à saúde no ambiente laboral, com foco na participação social e na efetivação de direitos.
A delegação mariliense é composta por representantes dos três segmentos do controle social do Sistema Único de Saúde (SUS): gestores e prestadores de serviços, trabalhadores da saúde e usuários. Participam Wellington Aparecido Silva e Maria Aparecida Alves de Oliveira (gestores), Vanilda Gonçalves de Lima (trabalhadores) e Antonio Mauro de Lima, Eliza Aparecida Bezerra dos Santos, Jocieli Valga dos Santos e Silvana Moreira Battaglioti (usuários).
Organizada pelo Conselho Estadual de Saúde de São Paulo em conjunto com a Secretaria Estadual da Saúde, a conferência representa um espaço estratégico para que os municípios contribuam com propostas nos seguintes eixos temáticos: políticas nas três esferas de governo, novas formas de trabalho e o papel do controle social.
Marília leva à conferência as diretrizes construídas durante a etapa municipal, em conformidade com o regimento do evento, reafirmando seu compromisso com a saúde como direito essencial também no contexto das relações de trabalho.
“A participação nestas conferências é fundamental para apresentarmos as propostas debatidas no âmbito local, assegurando a representatividade de todos os segmentos nas decisões sobre novas políticas públicas. Assim, contribuímos para relações de trabalho mais justas e saudáveis”, afirma a secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio.