Marília não terá cerimônia para diplomação de políticos eleitos
O juiz da 70ª Zona Eleitoral de Marília, Luís Cesar Bertoncini, decidiu não realizar cerimônia de diplomação dos candidatos a prefeito e vereadores eleitos no município para o mandato dos próximos quatro anos, entre 2021 e 2024.
O motivo informado foi a pandemia do novo coronavírus e a ausência do evento tem base em resolução expedida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que segue orientação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). “O mais prudente é zelar segurança de todos os envolvidos”, declarou o magistrado.
Bertoncini avisou aos candidatos eleitos ainda na semana passada sobre a decisão de não realizar a cerimônia.
Em outros municípios, no entanto, os juízes eleitorais responsáveis optaram por promover o evento.
A diplomação encerra o processo eleitoral e habilita o eleito a tomar posse no seu respectivo cargo.
Mesmo sem a cerimônia, o magistrado de Marília afirma que a diplomação é “um ato essencial” e a orientação das instâncias superiores da Justiça Eleitoral foi para a expedição do documento de forma eletrônica aos políticos.
Os candidatos eleitos podem obter seus diplomas acessando o site do TRE desde esta quinta-feira (17).
“Dando seguimento à etapa final das Eleições Municipais de 2020 e celebrando a vitória do princípio democrático, cuja essência reside na consagração da vontade popular nas urnas, seja majoritária ou proporcional, a diplomação é o momento de reverência ao soberano pronunciamento do povo”, escreveu o juiz.
Aos eleitos, ele desejou “um feliz, exitoso e competente exercício da atividade que lhe foi confiada pelo povo de Marília”.