Marília ainda não regulamentou ‘fase laranja’
Marília passa a ser enquadrada na ‘fase 2 – laranja’ do Plano São Paulo a partir desta segunda-feira (24), no entanto a Prefeitura ainda não publicou o decreto que regulamenta as regras locais mais restritivas.
Ao mesmo tempo, a região de Bauru, que segue na ‘fase 3 – amarela’, menos restritiva, passou a contar com um horário ampliado de funcionamento das atividades comerciais, de seis para oito horas por dia.
A mudança de horário na fase amarela é uma novidade recente do Plano São Paulo, que foi possibilitada na semana passada.
No município de Bauru (distante 108 quilômetros de Marília), a administração municipal publicou o decreto regulamentando a ampliação de horários neste domingo (23).
Em Marília era esperado um decreto municipal do prefeito Daniel Alonso (PSDB) para sábado (23), o que não aconteceu. O documento é necessário para alterar as normais locais, que devem ser enquadradas nas regras da fase laranja – veja abaixo quais são.
Um dia antes o governador João Doria (PSDB) rebaixou Marília para uma fase mais restritiva, depois de aumento nas mortes por Covid-19 na região. Em Bauru também houve aumento, mas a região vizinha foi poupada pelo governo estadual.
No mesmo dia Daniel Alonso afirmou que seguiria a determinação do Estado, sobretudo em decorrência do aumento na ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), reservados para pacientes sintomáticos graves do novo coronavírus nos três hospitais localizados na cidade.
Comparação
A classificação pelo Plano São Paulo é feita com base em dados regionalizados. No entanto, a comparação de dados dos municípios de Marília e Bauru, principalmente no que diz respeito à transmissão da doença, traz constatações importantes.
Marília contabiliza desde o começo da pandemia 1.651 positivos para a doença e 26 óbitos confirmados. Bauru soma 6.300 casos confirmados e 125 mortes também com positivo para Covid-19.
Fase laranja
Na fase laranja os estabelecimentos comerciais e de serviços, que passaram a funcionar por oito horas e com 40% da capacidade na fase amarela, na classificação laranja devem reduzir a capacidade para 20% e funcionamento para quatro horas seguidas todos os dias da semana ou por seis horas seguidas em quatro dias, mas sem atividades nos outros três dias.
Os shoppings, galerias e estabelecimentos do tipo seguem a mesma lógica e na fase laranja também não podem funcionar as praças de alimentação – o que era permitido em caso de áreas externas ou arejadas.
Bares, restaurantes e similares – que são autorizados com certas restrições na fase amarela – precisam interromper as atividades presenciais na fase laranja. O mesmo ocorre com salões de beleza e barbearias, academias, além de eventos e convenções.
Horários – Marília
Mesmo sem regulamentação oficial do município, segundo representantes do empresariado, as lojas do comércio em geral a partir de agora abrem de segunda a sexta-feira das 10h às 14h e aos sábados das 9h às 13h.
O Esmeralda Shopping passa a funcionar das 12h às 16h, todos os dias da semana. Bares e restaurantes só podem funcionar por delivery ou drive-thru.