Marília manterá vacinação contra a gripe mesmo após o fim da campanha estadual
A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo prorrogou a campanha de vacinação contra a gripe, para a população acima de seis meses, até o dia 15 de setembro. Em Marília, a imunização continuará após o prazo final, até que as vacinas sejam esgotadas. Atualmente, todos as unidades de saúde contam com doses do imunizante.
De acordo com a enfermeira Alessandra Arrigoni, responsável pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde, a vacinação será mantida em Marília, para todas as pessoas acima de seis meses.
“A vacinação continua, mesmo que o Estado não tenha mais seguido a orientação de prorrogação. Continuamos com doses distribuídas em todas as unidades de saúde, para todas as pessoas”, confirma Alessandra.
Na cidade, até o dia 31 de agosto, haviam sido aplicadas 65.369 doses da vacina. Considerando um público alvo composto por 232.599 pessoas, trata-se de uma cobertura de 28,1%. A meta é de 90%.
CAMPANHA
No Estado de São Paulo, nos primeiros cinco meses de 2023 foram aplicadas 6,1 milhões de doses da vacina, mas com as prorrogações sucessivas da campanha, foram aplicadas mais 6,5 milhões de doses em pouco mais de três meses, levando a um total de 12.747.837 milhões de doses.
A gripe geralmente causa febre, espirros, nariz congestionado, cansaço e dores no corpo, mas casos mais graves podem afetar as crianças menores de seis anos de idade, idosos, gestantes e pessoas com comorbidades, podendo levar até à morte.
Entre os grupos de risco, crianças e idosos foram os que receberam o maior número de vacinas em São Paulo, aumentando a cobertura vacinal, que chegou a 38,5% entre os mais jovens e 57,2% entre os mais velhos.
Apenas em 2023, a Secretaria da Saúde já registrou 241 óbitos decorrentes de casos graves causados pela infecção dos diversos tipos de vírus da Influenza. Em Marília, seis pessoas já morreram pela gripe neste ano. A vacinação é eficaz em evitar a evolução da doença para quadros mais graves.