Vacinação contra a Covid em crianças fica abaixo da média em Marília
Marília segue abaixo da média do Estado de São Paulo na vacinação contra a Covid-19 em crianças. Enquanto o governo paulista anuncia cobertura de 70,39% da faixa etária entre 5 e 11 anos, o município ainda está com 52% de adesão.
A Secretaria Municipal da Saúde estima um público-alvo de 17 mil crianças, das quais 8,8 mil foram vacinadas. A vacina é ofertada na rede de saúde, mas diferentes estratégias estão sendo adotadas, como ações nas escolas e também em shoppings da cidade.
O avanço é constante, mas exige cada vez mais esforço das equipes de saúde. No sábado (5), das 740 doses aplicadas no Marília Shopping, 306 foram em crianças.
Na primeira etapa de vacinação nas escolas – de 21 a 25 de fevereiro – foram vacinadas 483 alunos. Nesta semana acontece a segunda etapa, partir desta quarta-feira (9), em mais três estabelecimentos.
Com 70% das crianças do Estado vacinadas e muitas cidades, como Marília, com cobertura longe do ideal, o Estado de São Paulo deve anunciar medidas de relaxamento em relação ao uso da máscara, mas manter a obrigatoriedade nas escolas.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, todos os municípios já receberam doses suficientes para vacinar 100% do público infantil com pelo menos uma dose.
As crianças de 5 anos e imunossuprimidas de 5 a 11 anos só podem receber o imunizante da Pfizer, enquanto as demais podem ser protegidas pela Coronavac.
É importante salientar que todas as vacinas foram aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), sendo consideradas seguras e eficazes. O intervalo para a segunda dose da Coronavac é de 28 dias, já da Pfizer de 8 semanas.