Marília leva ações premiadas à maior feira de saúde pública em Belo Horizonte

Profissionais da Secretaria Municipal da Saúde de Marília participam do 38º Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), realizado em Belo Horizonte (MG) entre os dias 15 e 18 de junho. O evento reúne gestores e profissionais de todo o país e é considerado o maior do mundo voltado à saúde pública.
A equipe da cidade leva ao congresso dois trabalhos premiados anteriormente no 38º Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems/SP), realizado em abril, em Santos.
O primeiro projeto, apresentado no domingo (15), tem como tema a integração entre o Banco de Leite Humano, a Maternidade e Gota de Leite e a rede de atenção básica. A proposta mostra como a articulação entre esses serviços contribuiu para substituir o berçário pelo sistema de alojamento conjunto, que mantém mãe e bebê juntos durante a internação e estimula o aleitamento materno exclusivo.

Segundo a secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio, a ação permitiu avanços como a criação de uma Sala de Apoio à Amamentação e rodas de conversa com puérperas. As iniciativas também visam orientar sobre a continuidade do aleitamento após a alta hospitalar.
Já nesta segunda-feira (16), Marília apresentou o projeto “Prevenção em movimento”, que aborda estratégias intersetoriais para combater a violência sexual contra crianças e adolescentes em áreas de maior vulnerabilidade social. A ação contou com oficinas, tendas informativas, passeata e distribuição de panfletos. Cerca de 400 pessoas participaram, entre elas 214 crianças e dezenas de voluntários da sociedade civil e de serviços públicos.

Durante o evento, moradores relataram casos de violência que passaram a ser acompanhados pelas equipes de saúde. A secretária destacou que a atuação articulada tem como objetivo promover ações educativas, identificar situações de risco e encaminhar os casos para acompanhamento.
