Marília soma 20 casos de meningite e quatro mortes
A Secretaria Municipal da Saúde divulgou relatório com a confirmação de mais três casos de meningite em apenas uma semana (de 12 a 18 de julho). Já são 20 casos até agora em 2022, com quatro mortes. No mesmo período do ano passado, apenas três casos tinham sido registrados, e nenhuma morte.
O aumento significativo nos registros gerou um alerta da Secretaria de Estado da Saúde, que disponibilizou a vacina Meningocócica C – que é aplicada em bebês aos três e cinco meses, com reforço aos doze meses – também para os profissionais de saúde.
“A campanha de multivacinação que tivemos no sábado (23) foi uma das campanhas que o município já fez (na tentativa de conter a propagação da doença). Fizemos um alerta para a rede falando sobre esses casos que vêm aumentando, até porque 20% deles culminaram em óbito. Temos chamado a população para atualizar a caderneta de vacinação. Os imunossuprimidos podem tomar a vacina pneumocócica, já que os casos também podem evoluir para meningite”, afirma a Vigilância Epidemiológica, por meio da assessoria de imprensa.
Há duas vacinas disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) que protegem contra a meningite: a meningocócica C (aplicada em bebês e que está sendo disponibilizada aos profissionais de saúde) e a ACWY, que protege contra quatro sorotipos de meningite bacteriana: A, C, W e Y. Esse imunizante é aplicado em dose única em adolescentes aos 11 anos de idade.
Cidadãos de outras faixas etárias podem se vacinar, mas pela rede particular. A imunização é a melhor forma de prevenção.
Os 20 casos confirmados até agora foram registrados em doze bairros, de diversas regiões da cidade: Jardim Califórnia, Alto Cafezal, Montolar, Alcides Matiuzzi, Maracá I, Vila Romana, Betel, Nova Marília, Fragata, Palmital, Santa Antonieta e JK.
SINTOMAS
É preciso estar atento aos sintomas, já que a meningite é uma doença considerada grave, que pode evoluir para óbito. Veja quais são os principais e, se for o caso, procure um médico:
- dor de cabeça;
- dor na nuca;
- rigidez no pescoço;
- febre alta;
- vômito;
- confusão mental;
- paralisia;
- surdez.