Marília já conta com 16 antenas 5G de duas operadoras
A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) segue liberando a instalação do 5G para diversos municípios do Brasil. Nesta semana, foram dezenas de autorização. Marília já tem o respaldo para receber o sinal. Uma lei atualizada sobre o assunto já foi aprovada pela Câmara dos Vereadores, sancionada pela Prefeitura e está em vigor.
A liberação da Anatel é necessária para que as operadoras de telecomunicações invistam na infraestrutura do 5G, que exige um número de antenas até 10 vezes maior que o 4G, mais próximas umas das outras e instaladas nos mais variados espaços, como semáforos e fachadas de imóveis.
São alguns equipamentos grandes, outros pequenos, que podem ter até mesmo o tamanho de uma caixa de sapatos, posicionados de acordo com o número de usuários e do alcance. A tecnologia, que oferece uma navegação até 100 vezes mais rápida e já está disponível em 145 municípios paulistas, ainda será ativada nas demais cidades.
Em Marília, a operadora Vivo já conta com 15 antenas instaladas para cobertura do 5G, que ainda não atende toda a cidade. As antenas estão na rua Panamá, no Jardim Vitória; avenida Jorge Bernardoni, no Jardim Itaipu; avenida das Esmeraldas, no Jardim Maria Izabel; avenida Sampaio Vidal, no bairro Barbosa; na rua 15 de Novembro e avenida Sampaio Vidal, no Centro; e avenida República, no bairro Palmital.
Os equipamentos também se encontram na rua Padre José de Anchieta, no bairro Alto Cafezal; rua do Calvário, no Jardim Cristo Rei; rua 24 de Dezembro, no bairro Somenzari; rua Dermânio da Silva Lima, no bairro Palmital; avenida Santo Antônio, no bairro Polon; avenida Antonieta Altenfelder, no Jardim Santa Antonieta; rua Ipê, no Jardim Marília; e rua Manoel Santos Chieira, no Jardim Araxá.
Bairros como Parque São Jorge, Jardim Continental, Nova Marília e Jardim Damasco, na zona sul da cidade, ainda não contam com área de cobertura.
O Parque das Esmeraldas II, Parque das Indústrias, parte do bairro Maria Izabel, Cascata, São João, Jardim São Domingos e Santa Gertrudes, na zona leste, também não possuem os equipamentos.
Boa parte da zona norte, como uma boa área do Jardim Santa Antonieta, Parque das Nações, Altos do Palmital, Distrito Industrial, Padre Nóbrega, Maracá e bairros próximos, também estão fora da área da Vivo.
Na zona oeste, o Jardim Flamingo, Jardim Universitário, Parque das Vivendas, Jardim Califórnia, Vila dos Comerciários e bairros próximos, ainda não foram atendidos pela área de cobertura do 5G.
A Claro já possui uma antena em Marília, instalada na rua 15 de Novembro, no bairro Somenzati, na zona oeste, próxima ao Centro de Marília. A Tim ainda não conta com antenas instaladas.
Segundo a nova legislação mariliense, a instalação interna de Estação Transmissora de Radiocomunicação (ETR) de pequeno porte não estará sujeita a comunicação, sujeitando-se apenas à autorização do proprietário ou do possuidor da edificação.
A decisão das empresas sobre onde ativar o 5G é tomada com base em questões comerciais e no cronograma da Anatel, que determina prazos máximos para a ativação do serviço com base no tamanho e na população de cada município. A chegada do 5G é fundamental para atrair investimentos privados, com geração de emprego e renda.
Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!