Marília já acumula quase toda chuva prevista para o mês
Contando com esta sexta-feira (19) ainda falta 12 dias para o fim do mês – e do ano. No entanto, Marília já acumula quase todo o volume de chuva previsto para dezembro, de acordo com a Somar Meteorologia.
A empresa trabalha com diversos serviços de Defesa Civil e mostra que desde o dia primeiro até esta quinta-feira (19) foram 171,9 milímetros de chuvas contabilizados pelos pluviômetros – equipamento de mede o volume das precipitações.
No primeiro dia de dezembro foi o dia que mais chove no município, segundo a Somar, com 37,8 milímetros. Ao todo foram 12 dias com chuvas – apenas cinco sem queda de água significativa.
Nos últimos dias também voltou a chover bastante em períodos de 24 horas. Na quinta-feira foram 25,2 milímetros e na quarta-feira (18) foram 28,6 milímetros.
Para se ter ideia, em apenas três dias choveu mais do que em todo o mês retrasado, outubro. A expectativa é de que dezembro ultrapasse o a média climatológica para o mês de forma significativa.
O Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IPMet) da Universidade Estadual Paulista (Unesp), prevê chuvas para Marília todos os dias ao menos até quarta-feira (25) que vem. Em alguns dias deve chover mais de 20 milímetros.
“Final de semana com tempo instável no estado de São Paulo, devido à áreas de instabilidade que se propagam no interior do continente, em função da chegada de uma nova frente fria ao litoral paulista, no decorrer do domingo(22). Portanto, previsão de céu com muitas nuvens com áreas de chuva, acompanhadas por trovoadas isoladas, a partir da tarde do sábado (21)”, disse o meteorologista André Mendonça de Decco, do IPMet.
Ao longo deste mês foram diversos alertas de chuvas intensas emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMet).