Marília vai investigar se variantes do coronavírus estão em circulação
Após terem sido confirmadas em outras cidades no interior do Estado, como Jaú (distante 167 quilômetros), Araraquara (distante 233 quilômetros) e Águas de Lindoia (distante 405 quilômetros), a Prefeitura de Marília vai investigar se as novas cepas da Covid-19 já estão em circulação no município.
O secretário municipal da Saúde, Cássio Luiz Pinto Junior, disse à reportagem do Marília Notícia que amostras de pacientes internados em Marília serão enviadas ao Instituto Adolfo Lutz (IAL).
“Vamos enviar amostras ao IAL para detectar a possibilidade ou não de já estar circulando aqui também a nova variante”, disso Cassinho nesta segunda-feira (15).
As novas variantes, ao que tudo indica, seriam mais contagiosas. No entanto, os estudos sobre elas ainda são poucos e recentes.
Marília tem vivido alguns de seus piores momentos em relação ao número de mortes pela doença e a transmissão continua entre os maiores patamares desde o começo da pandemia.
A pressão sobre os leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na cidade e região deu uma leve diminuída nos últimos dias, mas ainda continua preocupante.
Região
Em Araraquara, que já está na fase vermelha, além da variante de Manaus, também foram identificados casos da cepa do Reino Unido. Ali foi decretado um lockdown, com medidas ainda mais restritivas, por 15 dias.
Segundo a Prefeitura de Araraquara, foi determinada a “restrição de circulação de veículos e de munícipes pelas ruas”.
“Somente poderá circular quem trabalha em um serviço considerado essencial (como supermercados, farmácias, postos de combustíveis, entre outros) e quem for utilizar um desses serviços”, afirma o Executivo de Araraquara.
Já a Prefeitura de Jaú informou que enviou cinco amostra aleatórias para o Adolfo Lutz há 15 dias e três delas deram positivo para as variantes de Manaus.
O prefeito Ivan Cassaro (PSD) e o secretário da Saúde de Jaú, Rodrigo Brandão, gravaram um vídeo sobre o assunto, publicado durante o final de semana. Veja abaixo.