Marília investiga 18 casos suspeitos de sarampo
A Secretaria Municipal da Saúde intensifica nesta semana as ações do plano municipal de enfrentamento ao sarampo. O anúncio ocorre diante da investigação de 18 casos suspeitos da doença no município, informou o setor de Vigilância Epidemiológica.
Entre as medidas, está marcada para essa quarta-feira (24) uma reunião on-line com enfermeiros e representantes de todas as unidades de saúde para discutir estratégias e apresentar o plano de contingência. Também haverá visitas técnicas a entidades que atendem estrangeiros e refugiados, envio de comunicados às agências de turismo sobre os riscos de transmissão e, na sexta-feira (26), encontro com hospitais e UPAs para padronização dos fluxos de atendimento.
De acordo com a secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio, “todos os casos suspeitos estão sendo devidamente investigados e aguardam confirmação laboratorial. Como medidas preventivas, a nossa Secretaria está intensificando estas ações. Mas, reforçamos: a melhor prevenção é a imunização. Por isso, peço que proteja você e sua família: vacine-se. O sarampo pode matar, mas principalmente deve ser evitado”.
A vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, está disponível gratuitamente nas unidades de saúde. Segundo a Vigilância Epidemiológica, a orientação é procurar atendimento médico em caso de febre, manchas vermelhas, tosse, coriza ou conjuntivite, sempre usando máscara de proteção, e manter a caderneta vacinal atualizada.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 3402-6500 ou pelas redes sociais da Secretaria Municipal da Saúde.