MN Logo

12 anos. Mais de 101 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
seg. 09 set. 2024
ALEITAMENTO

Marília inaugura a 15ª sala de amamentação da rede municipal de ensino

Espaço na Emei Professora Marina Betti César, zona oeste, segue todas as recomendações do Ministério da Saúde.
por Marília Notícia
Inauguração de nova sala ocorreu no dia 5 (Foto: Divulgação)

Com o objetivo de incentivar o aleitamento materno e atender às mães trabalhadoras que deixam os bebês nas Escolas Municipais de Ensino Infantil (Emeis) de Marília, a Prefeitura inaugurou dia 5 a 15ª sala de amamentação. 

Agora a Emei Professora Marina Betti César, localizada na zona oeste, passa a contar com uma sala exclusiva totalmente climatizada e com estrutura para que uma mãe possa amamentar seu bebê.

A solenidade de inauguração contou com as presenças dos secretários municipais Marcelo Gallo (Saúde) e Helter Bochi (Educação), que representaram o prefeito Daniel Alonso (PL), da supervisora do Banco de Leite Humano de Marília, Sandra Domingues, educadoras, servidores públicos, diretoras de escolas e convidados, entre eles, duas mães que estão amamentando. Uma delas, inclusive, é a diretora da escola, Cristiane Regina Sanches. 

Alunos atendidos na Emei da zona oeste (Foto: Divulgação)

“Um sonho realizado e que vai beneficiar muitas mães”, afirmou a diretora que ajudou no descerramento da placa da 15ª sala de amamentação “Laços de Amor”.

Marília foi uma das primeiras cidades do Brasil em que a iniciativa de instalar salas de amamentação em escolas e creches ganhou apoio do Poder Municipal e passou a ser implantada.

A ação pioneira favorece um direito das mães trabalhadoras, com filhos pequenos: o de aleitamento materno até os dois anos de idade. 

Graças a esta ação, Marília obteve o reconhecimento nacional do governo federal, por meio do Ministério da Saúde e da Sociedade Brasileira de Pediatria, como cidade que valoriza o aleitamento materno e assegura a alimentação saudável das crianças.

A Secretaria Municipal da Educação atende todas as Emeis e Emefs através do Programa de Educação Alimentar e Nutricional. No total, são 64 unidades de escolas de Educação Infantil e de Ensino Fundamental, além de um Centro Municipal de Atenção Especializada.

Espaço foi recém-inaugurado (Foto: Divulgação)

“Agora temos 15 escolas que oferecem a oportunidade das mães amamentarem seus filhos ou deixarem o leite materno para alimentar as crianças. Tudo isso para favorecer o bem-estar e a qualidade de vida da mãe e da criança nos primeiros anos de vida”, ressalta o prefeito Daniel Alonso.

BANCO DE LEITE HUMANO

A superintendente do Banco de Leite Humano de Marília, enfermeira Sandra Domingues, reitera que as 15 salas de amamentação nas Emeis oferecem infraestrutura completa com ambientes adequados para a amamentação, além de poltronas confortáveis e geladeiras para incentivar a doação de leite em frascos esterilizados.

De acordo com a enfermeira, as salas de amamentação nas Emeis são visitadas semanalmente pela equipe do Banco de Leite Humano para orientar as mães sobre a importância da alimentação das crianças através do leite humano.

“Convidamos também as mães a doarem o leite humano já que a doação contribui com a redução do peso corporal, melhora o conforto mamário, previne a mastite e aumenta a produção de leite, ou seja, quanto mais estímulo e ordenha, maior o volume da lactação”, completa Sandra Domingues.

Sala incentiva o aleitamento materno (Foto: Divulgação)

SALAS

Emei Nossa Senhora da Glória

Emei Meu Anjo

Emei Colibri

Emei Favo de Mel

Emei Mãe Cristina

Emei Irmão Maurício

Emei Branca de Neve 

Emei Clara Luz

EP Lar da Criança

Emei  ‘Professora Nilze Scarano Manso’ Catavento  

Emei Saci Pererê

Emei Curumim

EP Amélie Boudet 

Emei Pedacinho do céu

Emei Profa. Marina Betti César

(Foto: Divulgação)

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Mortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último ano
  • 2
    Clientes denunciam loja de shopping após suspeita de fraude na compra de celulares
  • 3
    Marília perde o corretor José Pedro Moreira, inspiração para o setor imobiliário
  • 4
    Jovem reage com cotovelada em policial, tenta pegar arma, mas acaba detido com droga

Escolhas do editor

ACIDENTES DE TRABALHO
Mortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último anoMortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último ano
Mortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último ano
REVITALIZAÇÃO
Prefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em MaríliaPrefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em Marília
Prefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em Marília
MERCADO IMOBILIÁRIO
Financiamentos imobiliários quadruplicam em cinco anos em MaríliaFinanciamentos imobiliários quadruplicam em cinco anos em Marília
Financiamentos imobiliários quadruplicam em cinco anos em Marília
PODER LEGISLATIVO
Câmara de Marília retoma sessões e vota projeto do complexo da represa CascataCâmara de Marília retoma sessões e vota projeto do complexo da represa Cascata
Câmara de Marília retoma sessões e vota projeto do complexo da represa Cascata

Últimas notícias

Mortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último ano
Prefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em Marília
Água: o hábito de cuidar desse recurso essencial começa em casa e gera grande economia
Reforma da USF Aeroporto garante nova estrutura e mais cuidado, diz Danilo

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie