Marília ganha nova unidade de ecoponto para coleta seletiva
Marília recebe mais uma unidade de ecoponto para coleta de materiais recicláveis, agora instalado na rua dos Dourados, divisa entre o Jardim Marajá e Jardim Riviera, zona Norte do município, e ganha o apoio de novos catadores nesta modalidade de coleta seletiva.
A instalação do novo ecoponto cumpre as legislações vigentes e será gerenciado por catadores do projeto “Aprenda a Reciclar”, que pretendem ampliar a educação ambiental sobre o tema na cidade.
Andreia Aparecida Rondon dos Santos, presidente da “Aprenda a Reciclar”, relata os objetivos do projeto.
“Marília tem uma boa legislação sobre coleta seletiva, que nos permite expandir os trabalhos na cidade, seja através de ecopontos, coleta de porta em porta, ou parcerias com escolas e empresas, por exemplo. Nestes dias difíceis, a coleta seletiva tornou-se opção de renda para muitos trabalhadores informais. Vejo isso com bons olhos, pois, além de promover a inclusão social destas famílias e contribuir com o meio ambiente, ainda, devolve ao mercado produtor os insumos necessários para que as indústrias se mantenham ativas. Acredito que agora seja o momento exato para colaborarmos com a coleta seletiva na cidade, e, principalmente, expandir a educação ambiental sobre o tema. Acompanhamos os avanços neste segmento em Marília, e resolvemos ingressar neste projeto, no intuito de contribuirmos para a conscientização da população, construindo uma cidade mais agradável para vivermos”, disse Andreia.
O chefe do Meio Ambiente, Cassiano Rodrigues Leite, destaca a participação do projeto “Aprenda a Reciclar” na coleta através de ecopontos.
“Marília não tinha coleta seletiva. Sempre ouvimos a população cobrando e pedindo o início destes trabalhos na cidade. Hoje temos 14 ecopontos na região urbana, instalados e administrados pela família “EcoEstação”, e agora avançamos com esta unidade, gerenciada por uma nova família, através do projeto “Aprenda a Reciclar”, que chega para somar forças conosco neste segmento. Esse é o objetivo dos ecopontos: promover a inclusão social destes trabalhadores, gerando rendas aos catadores, além de beneficiar o meio ambiente. Agora, precisamos que a população colabore, entregando voluntariamente os materiais recicláveis nos locais apropriados. Infelizmente, muitos materiais não recicláveis como fraldas e absorventes usados, materiais de construção e até mesmo lixo orgânico estão sendo descartados nos ecopontos. Lembramos que esses contêineres pertencem a famílias de trabalhadores, que merecem nosso respeito. Depositem apenas os recicláveis, colocando dentro dos espaços abertos na região frontal dos compartimentos, para que possamos manter nossa cidade limpa, valorizando os trabalhos destas famílias que estão ajudando a promover a sustentabilidade em nosso município”, afirmou Cassiano.
A região selecionada para instalação da nova unidade receberá ação de educação ambiental com entrega de panfletos e orientações de casa em casa, promovida pela equipe do Programa Município Verde Azul – Marília.
A Prefeitura de Marília está licitando a compra de 20 mil sacolas retornáveis em ráfia, para ampliar a coleta seletiva de porta em porta, atualmente realizada pela Cooperativa Recicla Marília.
Para mais informações sobre coleta seletiva, ligue (14) 99717-6019 (Aprenda a Reciclar), (14) 99878-9034 (Recicla Marília) e (14) 99777-0288 (EcoEstação) ou acesse https://www.marilia.sp.gov.br/onde-descartar/.