Marília firma três convênios com o Estado para ampliar políticas de inclusão

A Prefeitura de Marília assinou nesta segunda-feira (19) três convênios com o Governo do Estado de São Paulo voltados à ampliação de políticas públicas de inclusão para pessoas com deficiência. As parcerias envolvem os programas Todas in-Rede, Polo de Empregabilidade Inclusiva (PEI) e Centro TEA Paulista.
A cerimônia foi realizada no Centro de Formação dos Profissionais da Educação e presidida pelo vice-prefeito Rogério Alexandre da Graça (PP), com a presença do secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa.
Segundo a administração municipal, os convênios ampliam ações destinadas às mais de 14 mil pessoas com deficiência que vivem em Marília, conforme dados do IBGE de 2022.

O programa Todas in-Rede oferece cursos voltados a mulheres com deficiência, com temas como trabalho, geração de renda, autonomia financeira, prevenção à violência, autoestima, liderança e direitos afetivos, sexuais e reprodutivos, além da capacitação de profissionais que atuam nas redes de proteção.
Já o Polo de Empregabilidade Inclusiva tem como foco apoiar a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, ampliando oportunidades de contratação, permanência e desenvolvimento profissional.
O Centro TEA Paulista prevê a formação de profissionais da rede municipal de Educação para o atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Durante o evento, o vice-prefeito Rogerinho destacou a parceria com o governo estadual. “O bom relacionamento do prefeito Vinicius Camarinha (PSDB)com o governador de São Paulo vem desde quando Vinicius era deputado”, afirmou.
“É uma alegria estar aqui celebrando esses convênios, que são muito importantes para nossa cidade. Hoje é a abertura desse curso Centro TEA Paulista e a assinatura desses três convênios, que vão beneficiar nossa população com deficiência e as pessoas com autismo. A cidade está sempre de portas abertas ao Governo do Estado”, completou.

O secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa, ressaltou que as políticas de inclusão envolvem diversas áreas do governo. “Esse assunto dialoga com diversas áreas, como Educação, Saúde, Turismo e Esportes. Fortalecendo Marília vamos fortalecer o Estado de São Paulo. No Polo de Empregabilidade Inclusiva, por exemplo, vamos dialogar com as empresas para quebrar barreiras e preconceitos. As empresas precisam ver que não estão contratando deficiências, mas sim profissionais”, disse. “Queremos ser instrumento de melhoria da vida das pessoas”, pontuou.
Após a assinatura dos convênios, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência iniciou uma capacitação técnica sobre o modelo estadual de atendimento a pessoas com TEA, voltada a professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e cuidadores educacionais da rede municipal. A formação é conduzida pelo diretor da Agir, José Lobo, e segue até esta terça-feira (20).
Segundo a Prefeitura, a capacitação aborda temas como manejo comportamental no ambiente escolar, organização da rotina, comunicação funcional, promoção da autonomia dos alunos, planejamento pedagógico e elaboração do Plano Educacional Individualizado (PEI).
A ação integra a política do Centro TEA Paulista, equipamento da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência gerido em parceria com a Rede Teia Agir, com foco na articulação entre saúde, educação e assistência social.


