Marília fecha 2021 com 111 crianças na fila por vaga em escola
A Prefeitura de Marília deve fechar o ano com 111 crianças na fila de espera por uma vaga nas escolas e creches da rede pública municipal, segundo consulta realizada pelo Marília Notícia nesta quinta-feira (30). No passado este número já foi muito maior.
Os dados estão disponíveis na Central de Vagas do Portal da Transparência do Executivo mariliense e podem ser consultados por qualquer pessoa com conhecimento em informática.
As informações apresentam problemas na hora de fazer o download, mas elas podem ser “raspadas” – um processo um pouco mais demorado que afeta o conceito de dados abertos e o princípio da transparência pública, mas não inviabiliza a consulta.
A escola com maior fila de espera é a Professora Nercy Soares de Almeida Clara Luz, que também funciona como creche, e foi inaugurada em 2020, em Padre Nóbrega, zona Norte. São 20 crianças que aguardam para estudar lá.
A segunda unidade com maior lista é a Flauta Mágica, que oferece creche e ensino infantil, na zona Oeste – com 16 menores em busca de uma vaga.
Depois aparecem as escolas: 1, 2 Feijão com Arroz (13 crianças na fila), Monteiro Lobato (12), Marina Betti Cezar (dez).
A maior demanda é por vagas no nível 1 do Ensino Fundamental, com 39 crianças na espera. Depois aparece o maternal 2 (31), maternal 1 (22), e nível 2 do Fundamental (19).
Atualmente, a criança que espera há mais tempo está inscrita na fila desde o dia 24 de setembro deste ano.