Marília está em área de alerta para perigo de tempestade
Marília e cidades da região estão na área do “alerta laranja” emitido pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) devido a situação de perigo de tempestade entre esta sexta-feira (24) e a manhã de sábado (25).
Os riscos, de acordo com o serviço de meteorologia, são de ventos intensos, granizo, risco de corte de energia, estragos em plantações, queda de árvore e de alagamentos.
Pode chover entre 30 e 60 milímetros por hora e ventos podem chegar a velocidades entre 60 e 100 quilômetros por hora. O alerta laranja fica entre o amarelo, menos grave, e o vermelho, de risco mais intenso.
As instruções em caso de rajadas de ventos, são para não se abrigar debaixo de árvores, devido ao risco de queda e queda de descarga elétrica, nem estacionar veículos próximo de torres de transmissão ou placas de propaganda.
“Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia”, diz o alerta. Em caso de emergência mais informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
O aviso envolve 201 cidades nas áreas de Marília/Presidente Prudente/Assis, Bauru/Araraquara/Piracicaba, Itapetininga, Araçatuba/São José Do Rio Preto, Sorocaba/Brangança Paulista, Litoral Sul/Baixada Santista/Vale Do Ribeira.
Previsão
O Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IPMet) da Universidade Estadual Paulista (Unesp) também alerta para a altar possibilidade de chuva forte em Marília nesta sexta-feira. Os equipamentos ficam em Bauru e Presidente Prudente.
De acordo com a meteorologista Rita de Cássia César Moreira de Cerqueira, “a presença de uma frente fria no Sul do Brasil, está favorecendo a formação de áreas de instabilidade pré-frontais, com chuvas e trovoadas isoladas, principalmente nas regiões oeste, sudoeste, sudeste e sul do estado”.
No sábado (25), de acordo com ela, uma frente fria atinge o estado, deixando o tempo instável e com previsão de chuvas, “algumas acompanhadas por trovoadas”. “No decorrer da noite a nebulosidade começa a diminuir a partir do sul e oeste paulista, devido a entrada do sistema de alta pressão pós-frontal. As temperaturas estarão em declínio”.
Já para o domingo, a previsão é de que a frente fria se desloque para o estado do Rio de Janeiro. “No estado de São Paulo, a atuação do sistema de alta pressão, com massa de ar frio e seco associada, deixa o Tempo estável, com céu claro a poucas nuvens na maior parte do estado. Apenas a faixa leste e o nordeste paulista, continuam com muitas nuvens e sujeitos a chuvas isoladas no decorrer do período. Temperaturas baixas”.