Marília entra em alerta para chuva intensa e onda de frio
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMet) emitiu dois alertas para uma área que envolve Marília, um sobre perigo potencial para chuvas intensas e outro sobre a chegada de uma onda de frio.
No primeiro caso a informação é de que pode ser esperada chuva entre 20 e 30 milímetros ou até 50 milímetros no dia, bem como ventos intensos de 40 a 60 quilômetros por hora. O alerta vale durante toda esta quinta-feira (4).
Já o aviso de onda de frio tem vigência até segunda-feira (5) e pode implicar em riscos para a saúde. “Temperatura 5ºC abaixo da média por período de três até cinco dias” avisou o órgão do Governo Federal.
Neste sábado a temperatura mínima na cidade deve chegar a 3ºC e a máxima deve ficar em 15ºC. A partir de então começa a esquentar gradativamente nos dias seguintes, segundo o Instituto de Pesquisa Meteorológica (IPMet), da Universidade Estadual Paulista.
Para o final de semana a previsão é de geada. A informação é da meteorologista Zildene Pedrosa de Oliveira Emídio. Ela explicou que a chuva e nebulosidade são resultado da chegada de uma frente fria.
A partir de sexta-feira (5), de acordo com a especialista, “ocorre entrada do sistema de alta pressão pós-frontal, com forte massa de ar frio, que declinará acentuadamente as temperaturas em todo o estado a partir da noite”.
Cuidados
Por conta de possíveis chuvas intensas, em caso de rajadas de ventos fortes a orientação é para que a população não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas.
Estacionar veículos próximos de torres de transmissão e placas de propaganda também pode não ser uma boa Idea. “Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada”, disse o INMet.