Marília e Vera Cruz articulam corredor ambiental entre os municípios
Na última sexta-feira (22), as equipes de interlocução do Programa Município VerdeAzul de Marília e Vera Cruz (distante 17 quilômetros de Marília) se reuniram para iniciar articulação intermunicipal, que promoverá a realização de melhorias ambientais na divisa entre os municípios.
Na ocasião, os interlocutores decidiram por iniciar um corredor verde entre as cidades, que dará início a um grande bosque de árvores nativas e vai atrair os animais silvestres característicos da fauna regional, além de servir como trilha para o desenvolvimento do ecociclismo.
A ação está sendo desenvolvida pelos interlocutores do Programa Município VerdeAzul, e tem por objetivo melhorar a arborização regional, atrair a fauna silvestre e promover o ecociclismo.
Segundo Leandro Silva Rodrigues, interlocutor PMVA-Marília, a ação melhorará o meio ambiente e preservará a biodiversidade regional.
“Fomos bem recebidos em Vera Cruz, onde conseguimos projetar esta ação que beneficiará o meio ambiente na divisa entre as cidades, salvaguardando o banco genético da fauna e da flora característica da nossa região. Pretendemos iniciar o plantio das primeiras unidades já no próximo mês, em áreas públicas limítrofes, ampliando ano a ano esta ação que criará um corredor ecológico entre as cidades. O trecho escolhido permitirá o desenvolvimento do ecociclismo, criando uma opção de lazer e atividade esportiva aos participantes desta modalidade”, afirma o interlocutor PMVA de Marília.
De acordo com Simone Brichi Parolim Macanhan, suplente de interlocução PMVA-Marília, a ação será contínua e promoverá a sustentabilidade regional.
“Esta ação intermunicipal tem por objetivo melhorar a arborização entre as duas cidades, colaborando para um meio ambiente sadio e equilibrado que beneficiará toda região. Iniciaremos um corredor ambiental que abrigará a fauna silvestre e acreditamos que este projeto permitirá a realização de trilhas ecológicas a serem praticadas pelos ciclistas. Essa será uma ação contínua, coordenada pela interlocução do Programa Município Verde Azul de ambas as cidades e, anualmente, nesta época, ampliaremos o plantio, até que tenhamos um corredor verde que interligue os municípios de forma sustentável”, diz Simone.
Participou da reunião a equipe PMVA-Marília, formada pelo coordenador Cassiano Rodrigues Leite, tendo como educador ambiental Wilson Hakamada, e interlocutores Leandro Silva Rodrigues e Simone Brichi Parolim Macanhan; além da equipe PMVA-Vera Cruz, formada por Eliezer Fernando Codogno, diretor de Serviços Públicos e interlocutores Matheus Guerreiro Catasse e Vanessa Mendonça Marini Silva.
O início do plantio está previsto para o dia 11 de novembro, com as primeiras mudas de árvores frutíferas, e contará com a presença de autoridades e convidados.
Quer receber notícias no seu WhatsApp? Clique aqui! Estamos no Telegram também, entre aqui.