Marília é tomada por fumaça; qualidade do ar cai e alerta saúde pública
Marília amanheceu nesta quarta-feira (4) coberta por uma camada espessa de fumaça causada por incêndios que ainda têm acontecido em diferentes pontos da cidade e também em diversas cidades da região.
Em Pompeia, a Prefeitura recorreu ao apoio aéreo para combater um incêndio de grandes proporções que persiste desde o último sábado (31) em uma área de mata fechada de uma propriedade rural.
O volume intenso de fumaça tem sido arrastado pelos ventos até Marília, tomando a cidade pela zona norte, onde a paisagem ganhou tons de cinza, inclusive pelo acúmulo de fuligem ainda disperso pelo ar.
QUALIDADE DO AR
O acúmulo de fumaça rebaixou a qualidade do ar em Marília de ‘boa’ para ‘moderada’, segundo aferição da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). A verificação é de hora em hora.
Até o momento desta publicação, por volta das 9h30, a cidade apresentava piora em seu índice de material particulado inalável por metro cúbico, causada por poeira, aerossol, neblina e, principalmente agora, por fuligem suspensa no ar.
A fumaça também afetava a proteção da camada de ozônio em Marília, ainda segundo a Cetesb, em decorrência da liberação de gases associados ao dos escapamentos de veículos no trânsito da cidade.
Diversos moradores, em diferentes bairros da cidade, relataram dificuldades para respirar. “Está terrível”, disse um mariliense que mora na zona oeste. “Abri a janela e a casa ficou rapidamente impregnada”, disse moradora de bairro na zona leste.
SAÚDE EM RISCO
Devido à baixa na qualidade do ar registrada em Marília, a própria Cetesb recomenda às pessoas com doenças cardíacas ou pulmonares que reduzam “esforço pesado” ao ar livre. Os sintomas comuns são a tosse seca e o cansaço.
Os riscos à saúde humana provocadas pela fumaça ficam potencializados pelo clima seco que continuará em Marília pelos próximos dias com temperaturas de até 39°C, sem qualquer previsão de chuva.
O cenário põe em alerta o sistema de atendimento de saúde em Marília. Em caso de problemas com inalação de fumaça e com forte calor as unidades básicas e de pronto atendimento devem ser procuradas.
CUIDADOS BÁSICOS
Entre os cuidados básicos para se proteger da fumaça estão o uso de máscara facial, a permanência em locais fechados, o uso de umidificadores ou a disponibilidade de potes com água e toalhas umedecidas nos ambientes.
Para enfrentar o calor, é necessário manter a hidratação – principalmente de crianças e idosos –, uso de roupas leves, consumo de frutas, uso de soro fisiológico em caso de irritação nos olhos, garganta e nariz e evitar ficar exposto ao sol das 10h ás 16h.
Em caso de emergência, ligue para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no 192. Para combate a focos de incêndio, chame o Corpo de Bombeiros pelo 193.
DESFILE SUSPENSO
Além da fumaça, o forte calor aguardado para o próximo sábado (7) levou a Prefeitura de Marília a suspender a realização do tradicional desfile cívico-militar em comemoração à independência do país.
Segundo apurou o Marília Notícia, a iniciativa visa proteger o público da exposição ao sol e, principalmente, as crianças que participariam dos desfiles promovidos na avenida Sampaio Vidal, no centro da cidade.