Marília e região vão receber mais de 22 mil doses da vacina contra a dengue
A Prefeitura de Marília já estuda o manejo das 13.990 doses da vacina contra a dengue que estão autorizadas para o município a partir desta sexta-feira (26). Ministério da Saúde confirmou o envio por meio de Nota Técnica nº 47/2024, da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente.
Conforme o Governo Federal, trata-se da quarta remessa de vacinas, que foi estruturada com o intuito de garantir a continuidade da provisão para os municípios beneficiados nas etapas anteriores (1ª e 2ª distribuições), além de expandir a cobertura para 625 novas cidades. “Esta ampliação visa otimizar a implementação da estratégia nacional de vacinação contra a dengue”, divulgou.
A vacina que vai chegar em Marília nos próximos dias é a Qdenga, da empresa Takeda e que tem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Na região, contando com Marília, serão distribuídas mais de 22 mil doses no total. As cidades atendidas serão Garça (2468 doses), Vera Cruz (570), Oscar Bressane (171), Júlio Mesquita (265), Ubirajara (379), Pompeia (1164), Fernão (92), Ocauçu (294), Guaimbê (365), Oriente (345), Quintana (428), Echaporã (393), Guarantã (493), Alvinlândia (198), Gália (375), Campos Novos Paulista (281), Álvaro de Carvalho (227) e Lupércio (275).
“Embora exista a vacina contra a dengue, o controle do vetor aedes aegypti é o principal método para a prevenção e controle para a dengue e outras arboviroses urbanas (como chikungunya e Zika), seja pelo manejo integrado de vetores ou pela prevenção pessoal dentro dos domicílios”, declarou a coordenadora geral de Gestão de Insumos e Rede de Frio, Thayssa Neiva da Fonseca Victer.
Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, o município ainda estuda uma estratégia para a aplicação dessas doses, bem como a definição de público-alvo e unidades de saúde, de acordo com o que recomenda do Ministério da Saúde. O esquema vacinal será composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas.
A data concreta da chegada das vacinas para Marília e municípios da região ainda não foi confirmada.
Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!