Marília e região em alerta: temperatura pode bater 41ºC
Marília e região receberam dois alertas de perigo do Instituto Nacional de Meteorologia (INMet), um para temperaturas extremas provocadas por uma onda de calor e outro para a baixa umidade relativa do ar, típica de regiões desérticas.
Em relação ao calor, pode fazer 5ºC acima da média por até três dias consecutivos. Já a umidade relativa do ar deve variar entre 20% e 12%, com risco de incêndios florestais e à saúde. Entre os sintomas estão “ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz”.
Nesta segunda-feira (20) a máxima em Marília deve chegar a 40ºC e na terça-feira (21) a 41ºC. As mínimas também ficam elevadas, em 22ºC e 25ºC nos dias respectivos, o que explica a sensação de ‘calorão’ já nas primeiras horas do dia e até mesmo durante a noite.
A previsão acima é do Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IPMet), da Universidade Estadual Paulista (Unesp). “Alertamos para devida atenção entre os horários das 14 às 16 horas”, afirma o meteorologista José Carlos Figueiredo, vinculado à instituição.
“Massa de ar quente e seco predomina sobre o Estado de São Paulo, mantendo o tempo com sol, poucas nuvens e sem previsão de chuva, durante a semana. As temperaturas se manterão elevadas com umidade relativa do ar baixa”, relata o especialista.
Nota da Defesa Civil do Estado de São Paulo, que cita as altas temperaturas para a região de Marília, orienta que “além dos cuidados com o corpo nesse período, é importante ficar atento em relação a ações irregulares que possam causar incêndios, como queimadas para limpeza de terreno, cigarros acesos descartados às margens de rodovias, e soltura de balões (que é crime)”.
Quer receber notícias no seu WhatsApp? Clique aqui e entre para o nosso grupo.