Marília é destaque no karatê com homenagem e convocação para Mundialito

A atleta Diva Merlin da Silva, 79 anos, foi homenageada pela Federação Paulista de Karatê (FPK) pelos mais de 40 anos dedicados ao esporte em Marília, no Estado de São Paulo e no Brasil. Faixa preta 3º Dan, ela atuou como atleta, professora e técnica da Seleção Mariliense de Karatê em Jogos Regionais. A honraria foi entregue pelo presidente da FPK.
Diva foi coordenadora do núcleo de karatê do Vasco da Gama criado em Marília, quando seu filho Renato Augusto da Silva integrou a equipe do clube. O núcleo recebeu o nome Vasco da Gama Nardieli, em homenagem à filha de Diva, Patricia Nardieli, falecida aos 19 anos.
Renato, 53 anos, é fisioterapeuta, empresário e bicampeão mundial de karatê (1996, no Chile, e 2000, na Espanha). Também é heptacampeão consecutivo dos Jogos Regionais por Marília e possui títulos paulista, brasileiro, sul-americano e pan-americano. Após 22 anos afastado das competições profissionais, ele voltou a competir a convite da presidente do Grupo IAB, Masahiro Shinzato. Venceu a seletiva nacional na categoria Master (até 67 kg) e foi convocado para representar o Brasil no Mundialito Shinshukan, que será realizado nos dias 23 e 24 de agosto, em Praia Grande.
O atleta contou com apoio médico especializado, patrocinadores e amigos para a preparação. Segundo Renato, o retorno às competições teve como objetivo incentivar pessoas acima dos 30, 40 ou 50 anos a manterem hábitos saudáveis por meio do esporte, seguindo o exemplo de sua mãe.