Marília é destaque na cobertura vacinal contra a poliomielite
O município de Marília vem sendo um dos destaques do Estado de São Paulo na cobertura vacinal contra a Poliomielite, chegando a quase 80% do público-alvo, segundo dados do e-SUS AB (e-SUS Atenção Básica), que é uma estratégia do Departamento de Atenção Básica (DAB) para reestruturar as informações da Atenção Básica em nível nacional.
A Secretaria Municipal da Saúde, através da Sala de Vacina Central/Vigilância Epidemiológica, divulgou na quinta-feira, dia 13, que a cidade já vacinou 8.789 crianças de um total de 11.242 do público-alvo (de um ano a quatro anos), correspondendo a 78,18% desse público.
O índice de Marília está bem acima da média do Estado, que é de 61,03%, superando municípios mais populosos, como é o caso de Bauru, que está com cobertura de 50,89%.
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, promovida pelo Ministério da Saúde, vai até o próximo dia 30 de outubro, sendo que Marília quer ficar bem próxima da meta estabelecida pelo ministério que é de 95% de cobertura, como afirmou o secretário municipal da Saúde, Sérgio Nechar.
“Os números de Marília são bem positivos em relação à média estadual e também de outras cidades, mas queremos avançar mais nessa vacinação contra a poliomielite. Temos ainda mais uns dias da campanha e queremos atingir essa meta do Ministério da Saúde que é de 95% ou pelo menos ficar muito perto disso. Dessa forma, aproveito para solicitar aos pais que levem seus filhos menores de cinco anos para receber a vacina, que sempre é a melhor prevenção”, disse o secretário.
Dr. Sérgio Nechar lembrou que a doença voltou em alguns países e, por isso, há necessidade de a população levar as crianças menores de cinco anos para serem imunizadas. “Há 28 anos não temos caso de poliomielite no Brasil, porém como ela já apareceu em outros países, temos que ficar alertas e não correr qualquer risco, já que muitos brasileiros viajam ao exterior e podem trazer o vírus para cá. Portanto, levem seus filhos menores de cinco anos para serem vacinados em uma das nossas unidades de saúde, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.”
PARCEIROS
O sucesso da campanha contra a poliomielite em Marília deve-se também aos parceiros da Secretaria Municipal da Saúde, que são todos os clubes de Rotarys, os alunos da Unimar (Universidade de Marília) e a Secretaria Municipal da Educação.
“O destaque de Marília nessa cobertura vacinal só foi possível graças a esses parceiros, que não mediram esforços para que pudéssemos chegar em vários locais com essa campanha, inclusive em todas as escolas municipais que atendem crianças nessa faixa etária. Só tenho que agradecer a todos os Rotarys de nossa cidade, aos alunos da Unimar e à equipe da Secretaria da Educação, além dos nossos profissionais de saúde aqui da secretaria”, conclui Nechar.