Marília é a 49ª cidade mais competitiva na região Sudeste
Marília obteve a 49ª posição, entre 183 municípios da região Sudeste analisados, para a elaboração do ranking de competitividade do Centro de Liderança Pública (CLP). A organização trabalha pelo desenvolvimento e qualificação de líderes para a gestão pública.
Marília ficou à frente de uma capital do sudeste (Rio de Janeiro) e de cidades maiores, como Guarulhos (SP), Juiz de Fora (MG), Guarujá (SP) e Duque de Caxias (RJ).
Também superou municípios com elevado Produto Interno Bruto (PIB), como Macaé (RJ) e cidades que se tornaram referência em gestão, como Colatina (ES).
Entre os itens analisados estão sustentabilidade fiscal, funcionamento da máquina pública, acesso e qualidade da Saúde e Educação, Segurança, Saneamento e Meio Ambiente, inserção econômica, inovação e dinamismo, entre outros indicadores.
O estudo organizou os temas em três dimensões: instituições, sociedade e economia. A competitividade parte do princípio de que a cidade oferece melhores condições aos moradores nas três grandes áreas.
Posição nacional
Já em âmbito nacional foram analisados os 405 maiores municípios. Marília foi a 69ª colocada, na frente de seis capitais do Nordeste, cinco da região Norte, duas do Centro-Oeste e o Rio de Janeiro.
Já no Estado de São Paulo, os indicadores marilienses posicionaram a cidade como a 41ª com melhor competitividade. Marília tem os melhores resultados na dimensão “sociedade”, que comparou indicadores como cobertura vacinal e matrículas escolares.
Já o pior desempenho está em “instituições”, que aborda indicadores como custo da função legislativa.
Foi a primeira edição do estudo, que pretende ser um guia para gestores, mas principalmente para empresas que analisam desempenho, qualificação e governança de municípios, antes da tomada de decisão de investimentos.