Marília deve completar mais de 30 dias sem chuva
A última chuva registrada em Marília, segundo a Defesa Civil do Estado de São Paulo, foi no dia 4 de abril, data que completará 30 dias na próxima sexta-feira (4). As precipitações ficaram 74% abaixo da média climatológica para abril.
Nos próximos dias, de acordo com o Clima Tempo e o Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IPMet) da Unesp, Marília deve continuar com o tempo seco.
Em todo o mês de abril foram contabilizados apenas 17 milímetros dos pluviômetros do órgão do Estado no município, enquanto a média é de 82,4 milímetros.
Foram apenas três dias com chuvas no mês passado e a data que mais teve volume foi o dia primeiro, com 12,3 milímetros.
Já em abril do ano passado, a situação observada foi contrária. No quarto mês de 2017 a Defesa Civil computou 149,9 milímetros, 130% acima da média climatológica.
Em abril deste ano as temperaturas ficaram acima da média, com registros médios de mínimas em 19º C e máximas em 29º C, enquanto as médias municipais para abril são respectivamente 16,4º C e 28,4º C.
Previsão
De acordo com a meteorologista Rita de Cássia César Moreira de Cerqueira do IPMet, nesta quinta-feira (3), o tempo segue estável na maior parte do estado de São Paulo, com predomínio de sol e poucas nuvens, “no entanto, pancadas de chuva em poucos pontos isolados do estado, são previstas a partir do período da tarde”.
Para Marília essa possibilidade é nula, de acordo com os aparelhos do próprio IPMet e a umidade relativa do ar deve ficar entre 20% e 30%. Já a temperatura deve ficar entre 19º C e 29º C.
O Clima Tempo aponta que a previsão dos próximos 15 dias na cidade é de ausência total de chuvas, com no máximo algumas nuvens e queda nas temperaturas na semana que vem.