MN Logo

11 anos. Mais de 100 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
+ Notícias
seg. 15 set. 2025
EDUCAÇÃO

Marília deixa de aplicar o mínimo em 2024 e pode ficar sem recursos

O ex-prefeito Daniel Alonso, responsável pela execução orçamentária do ano passado, pode ser responsabilizado.
por Alcyr Netto

Marília não cumpriu a exigência constitucional de aplicar ao menos 25% da receita em Educação em 2024, o que pode trazer sérias consequências para a atual gestão municipal. Segundo dados do Sistema de Informações sobre Requisitos Fiscais da Secretaria do Tesouro Nacional, a cidade destinou apenas 23,53% de suas receitas ao setor, percentual abaixo dos 25% estabelecidos pela Constituição.

De acordo com informações apuradas pelo Marília Notícia, a irregularidade resultou na impossibilidade de o município acessar verbas extras do governo. Não foi possível, no entanto, apurar o tamanho em valores da perda para os cofres municipais. A informação consta no Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siope).

Os dados do Siope são inseridos pelo próprio município, e o cumprimento do requisito fiscal deve ser comprovado até 30 de janeiro do ano subsequente.

A falta de regularidade, devido à aplicação insuficiente de recursos na Educação, pode impactar diretamente a capacidade da Prefeitura de Marília de receber repasses voluntários da União. A legislação prevê que o descumprimento da obrigação pode ainda gerar outras sanções, como a perda de assistência financeira do governo federal.

Além das penalidades institucionais, o ex-prefeito Daniel Alonso (PL), responsável pela execução orçamentária em 2024, pode ser responsabilizado. As punições incluem processo por crime de responsabilidade — com possível perda de cargo e inabilitação para funções públicas — e, em casos de desvio na aplicação de verbas, até processo penal.

O atual prefeito de Marília, Vinicius Camarinha (PSDB), afirmou ter encontrado a administração municipal em “estado caótico” e disse estar adotando medidas para resolver os problemas.

“Como consequência da falta de controle da gestão orçamentária em anos anteriores ao nosso governo, agora a sociedade mariliense pode pagar a conta. Mas nossa população pode ser prejudicada pela irresponsabilidade da gestão passada”, declarou.

Procurado pelo MN, o ex-prefeito de Marília, Daniel Alonso, afirmou que a situação foi causada pelo atual prefeito, ao suspender contratos por meio de uma intervenção judicial feita logo após as eleições.

“Essa decisão desorganizou o planejamento de investimentos, travou obras e paralisou projetos importantes que já estavam estruturados para melhorar a vida das pessoas. O resultado é claro: quem paga o preço dessa irresponsabilidade não é a gestão anterior, mas sim cada cidadão que deixou de receber serviços e benefícios que já estavam programados”, afirmou em nota.

Faça parte de nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
  • 2
    Destruição na Fazenda do Estado gera multa à moradora, após derrubada de árvores
  • 3
    Dupla armada invade casa, rende irmãos e foge com R$ 10 mil e relógio na zona norte
  • 4
    Homem em situação de rua bate no rosto e rouba pedestre no Centro de Marília

Escolhas do editor

HABEAS CORPUS
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJDefesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ
EDUCAÇÃO
Marília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamentalMarília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamental
Marília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamental
ZONA NORTE
Homem morre baleado pela PM na madrugada em MaríliaHomem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
CENTRO DE COMPRAS
Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso em 2026Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso em 2026
Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso em 2026

Últimas notícias

Resultados do Enamed e do Revalida serão divulgados na próxima semana
Saques na poupança superam depósitos em R$ 2,85 bilhões em novembro
Quase 20% da população de favelas vivem em vias onde não passam carros
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie