Marília decide amanhã se retoma as aulas presenciais da rede
Com aulas presenciais suspensas desde o dia 12 de março – quando o Estado de São Paulo decretou fase emergencial – a rede municipal de Marília decide nesta quarta-feira (12) se retoma ou não as atividades nas escolas.
A definição depende de reunião de um comitê formado por técnicos das secretarias municipais da Educação e da Saúde. O grupo leva em consideração indicadores locais da evolução da doença e também recomendações de outros colegiados, que têm discutido a questão em âmbito estadual e federal.
“A partir da quarta-feira (12), vamos divulgar de forma ampla aos pais”, garante o secretário municipal da Educação, Helter Rogério Bochi, que preferiu não antecipar. “É uma decisão do Comitê”, se restringe.
Entre os dias 15 e 28 de março a rede municipal teve antecipado o recesso de julho, a exemplo do que aconteceu no ano passado, na fase inicial da pandemia.
A retomada no dia 29 ocorreu já na modalidade 100% remota, por meio de um programa que a Prefeitura denominou “Educação em casa”.
Durante o período, todos os professores passaram a trabalhar no sistema home office, com a possibilidade de serem chamados, a qualquer tempo, para atenderem presencialmente às demandas pedagógicas nas escolas.
A equipe gestora e demais servidores de apoio trabalham presencialmente, nas respectivas unidades escolares, com atendimento ao público das 7h às 18h.
REGIÃO
O único município da região que anunciou volta às aulas em sistema híbrido foi Bauru. O atendimento presencial na rede de ensino municipal foi retomado no dia 26 de abril.
O retorno ocorre gradualmente, pelo sistema híbrido, com atendimento por agendamento prévio, das 9h30 às 11h30 e das 13h30 às 15h30.
Os atendimentos presenciais foram priorizados para os alunos com mais dificuldade de aprendizagem ou em situação de vulnerabilidade social e que não têm acesso às ferramentas digitais.