Marília cumpre meta e já atinge 45% de atualização na iluminação pública
Levantamento da Prefeitura de Marília aponta que, no intervalo de 13 meses, a cidade substituiu 45% das luminárias pelo sistema LED, o que equivale a cerca de 16 mil pontos de iluminação pública. Em manutenção, foram investidos R$ 2,7 milhões. Obras custaram R$ 11,2 milhões.
O Programa de Revitalização e Modernização do Parque de Iluminação Pública teve 98% dos serviços atendidos no prazo contratual.
Relatório divulgado pela empresa Citelum, que cumpriu o primeiro ano de contrato, aponta que foram realizados mais de 5,5 mil serviços de manutenção. Os marilienses utilizaram o call center (0800-727-7173) em pelo menos 60% dos casos e o Aplicativo Cidade Iluminada [disponível para Android e iOS] em 25% das ocasiões; outros meios foram utilizados em 15% das solicitações.
O prefeito Daniel Alonso (PSDB) afirmou, por meio de sua assessoria, que a substituição pela tecnologia LED em 45% das luminárias já representou uma queda de metade da energia elétrica consumida nas regiões que passaram pela revitalização. A maioria das lâmpadas antigas era de era vapor metálico e vapor de mercúrio, de consumo bem mais elevado.
“É um investimento que se paga. O LED veio para ficar. As pessoas fizeram ou ainda estão fazendo esse tipo de substituição em suas casas, por conta da economia. Nós, na administração da cidade, estamos seguindo o exemplo do cidadão, da dona de casa, que também busca fazer o dinheiro render mais”, destacou o chefe do Executivo.
Atualmente estão em andamento projetos de modernização que contemplam bairros da região central da cidade. São logradouros antigos, com sistemas já superados de energia elétrica, nos quais os moradores sentem grande impacto com a mudança.
Conforme o cronograma definido por Alonso com a empresa, os próximos projetos de substituição são de partes do Palmital, um amplo conjunto de bairros que se estendem do Centro até a região Norte, na saída para Lins e Ribeirão Preto.
A previsão é que até o final de 2022 Marília tenha 100% do Parque de Iluminação Pública com luminárias de LED.