Marília cria comitê para diminuir violências autoprovocadas e suicídios
Por meio do Decreto 14.278 assinado pelo prefeito Daniel Alonso (sem partido) nesta segunda-feira (4), o município criou o Comitê de Valorização da Vida, que tem como objetivo diminuir os casos de violências autoprovocadas e suicídio. Diretrizes do plano de ação foram divulgadas na edição desta terça-feira (5) do Diário Oficial.
De acordo com o chefe do Poder Executivo, o comitê será composto por representantes e respectivos suplentes de diversos setores, órgãos, instituições e entidades, incluindo serviços de saúde, assistência social, educação e segurança pública.
Segundo o decreto, a composição do comitê será formada por representantes da Secretaria Municipal da Saúde (equipes técnicas da Saúde Mental, Vigilância Epidemiológica, Atenção Primária, Saúde do Adulto e Saúde da Criança); Centro de Atenção Psicossocial Adulto “Com Viver”; Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil “Catavento”; Hospital Espírita de Marília (HEM)/Clínica Aconchego – Saúde Mental; Hospital das Clínicas (HC) – psiquiatria; Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas – Caps AD; Corpo de Bombeiros; Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu); Pronto Atendimento (PA) sul e UPA norte; Secretaria Municipal da Assistência e Desenvolvimento Social; Secretaria Municipal da Educação; Polícia Civil e Conselho Municipal de Saúde (Comus).
“Os membros deverão participar das reuniões ordinárias e extraordinárias; informar seu suplente sempre que não puder se fazer presente; atualizar seus conhecimentos sobre o tema, através de momentos de educação permanente ou cursos; participar das ações e eventos promovidos pelo comitê; assinar o termo de confidencialidade e de sigilo; e avaliar e discutir as propostas de ações relacionadas ao tema da prevenção do suicídio”, consta no texto do decreto.
“Este decreto visa estabelecer uma estrutura organizada e colaborativa para lidar com questões relacionadas à saúde mental e prevenção do suicídio”, pontua o prefeito.
Conforme informações da Prefeitura de Marília, a cidade teve 20 suicídios em 2020, 23 em 2021 e pelo menos 27 em 2022. O balanço de 2023 ainda não foi divulgado.
Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!