Marília completa 94 anos com grandes conquistas e foco no progresso
Símbolo de amor, liberdade e progresso, Marília completa 94 anos nesta terça-feira (4) com muito o que comemorar, evidenciando prosperidade e crescimento em diversas esferas.
Sob o slogan “terra de gigantes”, o município já conquistou importantes títulos, como o 1º lugar entre as cidades de médio porte no ranking nacional de Responsabilidade Social, divulgado pela respeitada revista Isto É.
“Marília possui uma população acolhedora e está em permanente progresso, avançando para novos patamares de desenvolvimento urbano. Ainda assim, conseguimos preservar o clima interiorano e acolhedor, fazendo com que a cidade encante a todos”, afirma a administração municipal.
Além do destaque no cuidado social, serviços essenciais como saúde, educação, limpeza pública e economia também foram evidenciados em pesquisas divulgadas nos últimos anos.
O Poder Executivo ainda ressalta a importância dos bons resultados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) da cidade.
“Aqui existe emprego e, ainda melhor, de carteira assinada. Isso é uma prova clara dos esforços de nosso governo, de nosso trabalho cooperado com a classe produtiva e com as forças vivas de nossa cidade”, reforça.
A iluminação de LED, a recuperação de áreas de preservação ambiental e o saneamento de água e esgoto também são conquistas do município nos últimos anos.
“Construímos cinco novas escolas municipais, ampliamos toda a rede de atenção básica de saúde, fortalecemos a cultura – fomentando o fazer artístico local e, desta forma, ampliando as possibilidades profissionais e amadoras de linguagens artísticas -, ampliamos convênios com entidades assistenciais e combatemos a fome”, garante a administração.
A educação municipal, outra área de destaque, inclusive com a implantação de projetos pioneiros como o Palavra Cantada, por exemplo, tem trazido reconhecimento à cidade. Agora em 2023, a administração anunciou a construção de duas novas escolas na zona Norte, em investimento que deve passar dos R$ 11 milhões.
Além das novas unidades da rede municipal, escolas dos quatro cantos de Marília têm recebido melhorias, como reformas de adequação e ampliação dos serviços.
Os esforços da administração não foram em vão. No ano passado, como divulgado pelo Marília Notícia, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) da cidade ficou em 6,5, superior à média do país (5,9) e do Estado de São Paulo (6,3).
“As crianças são os gigantes do futuro, por isso os investimentos na educação”, afirma o prefeito Daniel Alonso.
PERSPECTIVAS
O próximo passo, segundo o Poder Executivo, é a consolidação do Parque Tecnológico – promessa inclusive do Governo do Estado de São Paulo.
“A inovação e o empreendedorismo sempre estiveram no DNA da cidade e continuaremos assim com esse perfil inovador. Estamos em um ambiente propício para o crescimento e perfeito para a formação profissional e para o desenvolvimento”, afirma o município.
A boa relação com o governo e a representação no Estado de São Paulo são fatores considerados positivos para o município. “Estamos muito bem representados”, conclui a administração municipal.
Confira galeria de fotos em homenagem aos 94 anos de Marília: