Marília celebra 15 anos da descoberta dos fósseis do Dino Titã
Em 1º de abril de 2024 completou 15 anos da descoberta dos fósseis do que viria a ser depois conhecido como o Dino Titã de Marília. O achado, inclusive, acabou virando tema da telenovela “Morde & Assopra” da TV Globo em 2011.
Os primeiros fósseis, encontrados pelo paleontólogo William Nava – do Museu de Paleontologia de Marília -, estavam incrustados em rochas de arenito às margens da Rodovia Dona Leonor Mendes de Barros (SP-333), na região norte de Marília, já expostos há algum tempo pelo intemperismo.
Nava identificou naquele 1º de abril de 2009 vários fósseis, como costela, vértebras, ossos longos e outros, e procedeu as escavações nos dias posteriores, revelando outros materiais fossilizados.
A descoberta, noticiada na época pelo jornal Folha de S. Paulo, atraiu a atenção da TV Globo. E, em 2011, surge então a novela “Morde & Assopra”, que foi ao ar para todo o Brasil.
As escavações foram reiniciadas em 2011 e finalizadas em 2012, resultando na coleta de aproximadamente 70% do esqueleto de um dinossauro herbívoro, (um titanossauro) em parceria com a Universidade de Brasília (UnB) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), através dos paleontólogos Rodrigo Santucci e Marco Brandalise de Andrade respectivamente, e equipe que os acompanhavam.
O Dino Titã de Marília é considerado um dos mais completos titanossauros já encontrados em todo o Brasil, e o estudo dos fósseis trará novas e importantes informações sobre o ambiente da região há 70 milhões de anos, bem como novas interpretações anatômicas sobre a biologia desses grandes animais herbívoros, que se extinguiram no final do Período Cretáceo.
“Essa descoberta foi muito importante para a consolidação da nova identidade turística conquistada pelo município, de ser mais um sítio paleontológico, para descoberta e estudo de fósseis de dinossauros”, declarou o secretário municipal de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Nelson Mora.
Para o prefeito Daniel Alonso (PL), os 15 anos de descoberta do Dino Titã é mais um marco histórico dos 35 anos de descobertas paleontológicas no município. “Avançamos muito na promoção turística na minha gestão, que já no primeiro mandato conseguimos o título de Município de Interesse Turístico (MIT) e ainda reinauguramos o Museu de Paleontologia de Marília, que hoje recebe três mil pessoas por mês para conhecer o local”, garantiu.
Com entrada franca, o Museu de Paleontologia funciona das 9h às 17h de terça a sexta e, das 13h às 19h, aos sábados na avenida Sampaio Vidal, centro.