Marília cai 38 posições em lista de ‘cidades inteligentes’
A cidade de Marília caiu da 50ª posição no ranking nacional de “cidade inteligentes” em 2017 para o 88º lugar na edição deste ano. Os dados são do levantamento Connected Smart Cities feito pela consultoria Urban Systems.
A versão mais atual do ranking foi divulgada no mês passado e Curitiba (PR) saiu da segunda posição e ficou em primeiro lugar, trocando de lugar com São Paulo, que havia obtido o melhor desempenho na lista referente ao ano passado.
Marília recebeu 24,396 pontos e ainda continua aparecendo no levantamento que divulga dados das 100 cidades mais conectadas.
No entanto, o município ficou próximo do último colocado, Maceió (AL), com nota 24,083. Curitiba obteve 31,782 pontos.
O município de Lins (distante 72 quilômetros), que no ano passado não aparecia no ranking, agora está na frente de Marília, na posição 84.
Também estão na frente de Marília outras cidades de médio porte do interior do Estado, como Itu (87º lugar), Catanduva (79º), Bauru (74º), São José do Rio Preto (57º), São Carlos (54º), Botucatu (51º), Presidente Prudente (50º), Limeira (49º) e Araraquara (48º).
Quase todas elas, ao contrário de Marília, apresentaram melhora entre as edições de 2017 e 2018.
Ao todo são verificados 70 índices em 11 áreas que envolvem, urbanismo, meio ambiente, mobilidade e acessibilidade, infraestrutura de energia, tecnologia e inovação, saúde, segurança, educação, empreendedorismo, governança e economia.
Além do ranking de cidades inteligentes que envolve todos esses fatores, também são divulgados ranking secundários das 50 cidades com melhor desempenho em cada um dos parâmetros analisados.
Fora a lista geral, Marília só aparece no levantamento especifico de saúde e economia, respectivamente, nas 48ª e 36ª posições.