Marília avança em lista que mostra ação das equipes da Saúde
Marília avançou da posição número 409 para a 363 no ranking estadual – com 645 municípios – do programa Previne Brasil, realizado pelo Ministério da Saúde, com base em dados do primeiro e do segundo quadrimestres deste ano. Os números foram divulgados recentemente.
O levantamento considera a atuação das equipes de Saúde da Família e de Atenção Primária. Os resultados influenciam os repasses feitos pelo Governo Federal para essas áreas através do chamado “pagamento por desempenho”.
Apesar do avanço verificado em Marília, a melhoria pode ser considerada tímida e os resultados apontam que ainda é preciso melhorar a performance em todos os sete indicadores verificados. Os dados são do próprio Ministério da Saúde.
No caso da proporção de gestantes com pelo menos seis consultas pré-natal, realizadas entre a primeira e a vigésima semana de gestação, houve aumento de 35% para 41% nos períodos analisados.
Quanto à proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV, o crescimento registrado foi de 28% para 30%.
Em relação à proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado, a parcela do público-alvo atendida passou de 14% para 24%.
O percentual de pessoas hipertensas com pressão arterial aferida foi de 4% para 6% e o percentual de diabéticos com solicitação de hemoglobina glicada aumentou de 13% para 15%.
A cobertura vacinal de poliomielite inativada e de pentavalente continuou em 51%. Já a cobertura de exame citopatológico foi o único indicador que apresentou queda, de 15% para 14%.
Quer receber notícias no seu WhatsApp? Clique aqui! Estamos no Telegram também, entre aqui.