MN Logo

11 anos. Mais de 100 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
sáb. 11 maio. 2019

Marília atinge 100% da meta na aplicação das principais vacinas

por Amanda Brandão

Em 2018 a cidade ultrapassou a cobertura mínima exigida na Pneumo 10, Pentavalente, Pólio e Tríplice Viral e cumpriu totalidade do Sispacto. (Foto: Divulgação)

Resultado do Sispacto (Pactuação Interfederativa de Indicadores) de 2018, divulgado pelo Ministério da Saúde, aponta que Marília cumpriu 100% da meta federal de vacinação. A informação foi comemorada pela Vigilância Epidemiológica e rede municipal de saúde de Marília.

A cidade ultrapassou a cobertura mínima exigida (95%) na Pneumo 10 (2ª dose), Pentavalente e Pólio (3ª dose) e Tríplice Viral. Embora todas as vacinas do calendário sejam importantes, o indicador considera as quatro como principais aplicadas nas crianças.

O secretário municipal da Saúde, Ricardo Mustafá, comemorou o resultado e atribuiu o êxito à Vigilância Epidemiológica (sala central de vacina), Núcleo de Informação e a toda a rede básica, que diariamente realizada a conferência da caderneta de vacinação e está ainda mais cautelosa no correto lançamento dos dados no sistema do Ministério da Saúde.

“Nossas equipes fazem um trabalho maravilhoso também nessa área. É feita busca ativa de crianças, conscientização dos pais, temos parceiras com hospitais e maternidades, divulgamos nas escolas. A vacina é uma proteção fundamental às futuras gerações”, disse o secretário.

SISPACTO

Para que o município possa superar a meta do Sispacto não basta aplicar a vacina. Cada dose administrada tem que ser lançada no sistema de informação do Ministério da Saúde (SI-PNI – Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações).

A Secretaria da Saúde de Marília superou fragilidades do passado, quando o lançamento de dados era mais vulnerável por falta de padronização no trabalho e informatização.

A enfermeira Alessandra Mosquini Arrigoni, supervisora da Vigilância Epidemiológica, explica que cada uma das quatro vacinas corresponde a 25% do indicador do Sispacto. Se o município atinge 95% apenas em duas, por exemplo, cumpre apenas metade da meta.

(Foto: Divulgação)

HISTÓRICO

Em 2013 Marília não atingiu o mínimo preconizado em nenhuma das quatro vacinas do Sispacto. Já no ano seguinte, teve cobertura de 95% em todas, cumprindo 100%. Em 2015 e 2016 voltou a ficar abaixo do preconizado nas quatro vacinas que compõe o indicador.

A recuperação começou em 2017, quando a cidade bateu meta em uma das vacinas do Sispacto. O relatório de 2018 já apresenta as quatro principais acima dos 95%.

“Agradecemos o empenho das equipes por cumprirem a responsabilidade em alimentar o SI-PNI de forma correta e em tempo oportuno. E pelas buscas dos faltosos e acesso facilitado à vacinação. A luta não acabou. A proposta para 2019 é melhorar ainda mais este índice vacinal”, disse a supervisora da Vigilância Epidemiológica.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
  • 2
    Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias
  • 3
    Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso
  • 4
    Dupla armada invade casa, rende irmãos e foge com R$ 10 mil e relógio na zona norte

Escolhas do editor

SEQUESTRO
Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois diasJovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias
Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias
VÍDEO
Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimentoGrupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento
Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento
POLÍTICA
Marília publica plano que define metas e prioridades até 2029Marília publica plano que define metas e prioridades até 2029
Marília publica plano que define metas e prioridades até 2029
Bild entrega o Villá e marca transição do segmento premium em MaríliaBild entrega o Villá e marca transição do segmento premium em Marília
Bild entrega o Villá e marca transição do segmento premium em Marília

Últimas notícias

Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias
Motorista é preso por embriaguez ao volante após bater carro em trator
Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011
Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie