Marília aplica 1,7 mil doses em moradores de fora da cidade
Marília tem aplicado doses contra a Covid-19 em pessoas que declaram endereço em outra cidade de São Paulo e até mesmo de outros estados.
E não se trata de profissionais da saúde ou educação que atuam no município e moram fora.
Segundo os microdados da vacinação, disponibilizados pelo Ministério da Saúde com base em informações registradas por funcionários públicos, até agora são 1.696 doses aplicadas em Marília para pessoas de fora.
Todas elas se enquadram no quesito nos grupos prioritários por faixa etária, deficiência, pacientes institucionalizados, além de integrantes de povos ou comunidades tradicionais.
Entre as pessoas de fora de Marília, mas imunizadas na cidade por se enquadrar na faixa etária, a maioria se disse moradora de São Paulo, capital. São 241 doses aplicadas em paulistas.
Em seguida aparecem moradores das cidades de Bauru (56 doses ministradas em Marília), Vera Cruz (52), Garça (47), Oriente (43), Tupã (42), Pompeia (38), Assis (26), Campinas (22), Guarulhos (22), Ourinhos (22), Ribeirão Preto (22), Echaporã (19), Lins (19), Santo André (19), São Bernardo (19) e Jundiaí (18).
De outros estados, constam principalmente Campo Grande (17), Curitiba (13), Londrina (13), Maringá (13) e Rio de Janeiro (13).
Existem ainda 5.253 profissionais da saúde que receberam doses em Marília, mas declararam residência em outra cidade, além de 119 trabalhadores da educação na mesma situação.
A reportagem questionou o secretário da Saúde do município, Cássio Luiz Pinto Junior, sobre as possíveis explicações para a imunização de pessoas que declaram endereço fora de Marília. No entanto, até o fechamento desta matéria não houve retorno. O espaço está aberto para manifestação.