Marília antecipa ações de acolhimento na Casa Cidadã com serviços para a chegada do inverno
Localizada na rua Paraíba, 674, no bairro Banzato, zona Leste, a Casa Cidadã oferece acolhimento e dias mais quentes para pessoas em situação de rua no inverno. Visando oferecer melhor qualidade com atendimento humanizado, a unidade antecipa ações a fim de atender homens, mulheres e famílias, de passagem ou não pela cidade, mas que estejam em estado de vulnerabilidade.
O objetivo é acolher pessoas que necessitam de abrigo, alimentação e atendimento à saúde.
A Casa Cidadã foi criada pelo prefeito Daniel Alonso (PL) justamente para oferecer acolhimento imediato e emergencial a qualquer pessoa ou família que precise de um abrigo temporário. O horário de funcionamento é das 18h às 8h, todos os dias, inclusive sábados, domingos e feriados.
Por iniciativa própria ou que foram atendidas pelas equipes da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, as pessoas são recebidas e direcionadas para o banho, alimentação (jantar) e consequentemente, para o repouso em leitos divididos para homens, mulheres, pessoas com necessidades especiais e famílias, como todos os cômodos higienizados e climatizados.
No dia seguinte, antes de saírem da Casa Cidadã, todos recebem o café da manhã. “Oferecemos o mínimo de dignidade e conforto para que essas pessoas se sintam acolhidas”, afirmou o secretário municipal de Assistência Social, Clovis Mello.
A Casa Cidadã ainda oferece espaços de convivência aos usuários com sala de leitura e TV, copa com cozinha totalmente adaptada para atender as expectativas dessas pessoas em situação de abandono.
“Para todos esses serviços de atendimento, inclusive agora na temporada outono-inverno, contamos com profissionais bem envolvidos e comprometidos em oferecer o melhor às pessoas que tanto precisam de atenção e carinho, de banho e alimentação. Trabalhar com assistência social exige comprometimento e todos da equipe, 255 diretamente e 20 indiretamente, estão sempre dispostos a oferecer atenção e compaixão ao próximo, mesmo os adictos, pessoas cuja a vida é controlada pelas drogas”, ressaltou o secretário municipal.
SOLIDARIEDADE
O prefeito Daniel vem demonstrando cada vez mais preocupação em oferecer bem-estar e assistência às pessoas e famílias que, por algum motivo, estão desamparadas.
Com a previsão da chegada da temporada fria do ano em todo país, o chefe do Executivo informa que a Casa Cidadã já planeja ações e prepara o espaço para adaptar mais leitos se houver necessidade e assim receber a todos que precisam.
“A Casa Cidadã foi totalmente reformada para oferecer acolhimento imediato e emergencial às pessoas em situação de rua. O local tem 670 metros quadrados, com duas salas da equipe técnica, uma sala de recepção, uma sala de TV, um espaço de convivência, cozinha, refeitório, lavanderia, almoxarifado, jardim e banheiros masculino e feminino (com acessibilidade) e chuveiros elétricos. Esse espaço foi reestruturado justamente, para quando for necessário, ampliar o número de leitos e assim receber todos que precisarão de assistência para não passar frio e nem fome nas ruas da cidade”, informa.
Em 2023 (de janeiro a dezembro), foram assistidas 1.717 pessoas na Casa Cidadã, sendo 1.586 homens e 131 mulheres. Este ano, de janeiro até março, 440 homens e 36 mulheres já receberam acolhimento.
“Mudou e melhorou muito o atendimento na Casa Cidadã que antes era o albergue municipal. Agora me sinto de fato acolhido com banho quente, alimentação de qualidade e durmo em cama com lençol e cobertor limpos e no quarto tem ventiladores”, comentou usuário em situação de rua.
NOSSO PRATO
Outra iniciativa do prefeito Daniel Alonso de oferecer segurança alimentar com preço acessível, elaborado junto com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de Marília, tem atendido às expectativas de milhares de pessoas.
Os restaurantes municipais Nosso Prato, instalados nas zonas sul e norte da cidade, servem diariamente refeições nutritivas e balanceadas com preço bem acessível. O projeto se tornou referência no Estado e agora vai apresentar mais uma novidade.
De acordo com as informações a Assistência Social, já está em fase de implementação a unidade móvel do Nosso Prato para distribuir marmitas às pessoas em condições de rua que se recusam a receber os serviços tanto na Casa Cidadã como na Fundação Mariliense de Recuperação Social (Fumares) como no Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Centro POP, criado para atender e ampliar o universo informacional e de ação participativa das famílias que enfrentam problemas sociais como desemprego, dificuldades e precariedade no acesso moradia, aumento do número de crianças e adolescentes fora da rede escolar e outros problemas sociais.