Marília amplia debate e define metas sobre políticas para a primeira infância

A Comissão Intersetorial de Políticas Públicas para a Primeira Infância de Marília realizou, na sexta-feira (31), mais uma reunião de trabalho na sede da Secretaria Municipal da Educação. O encontro teve como objetivo discutir a construção do Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI), que orientará as políticas públicas voltadas ao desenvolvimento integral de crianças de zero a seis anos.
A reunião contou com representantes das secretarias municipais da Educação, Saúde, Esporte, Lazer e Juventude, Cultura e Assistência Social e Cidadania, além do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), da Associação Amor Exigente, do Fórum de Marília e dos Conselhos Tutelares.
Conduzido pela coordenadora da comissão e superintendente de gestão da Secretaria da Educação, Ana Cynira, com apoio das assistentes técnicas Flávia e Lizbeth, o encontro apresentou as ações já realizadas no processo de escuta da comunidade — que envolveu servidores, famílias e gestores escolares — e que subsidiam o diagnóstico da situação da primeira infância no município.

Durante o encontro, foram debatidos os eixos estratégicos, metas e ações que comporão o PMPI. Segundo a secretária municipal da Educação, professora Rosemeire Frazon, “a escuta da comunidade e o trabalho intersetorial são fundamentais para garantir políticas públicas mais eficazes, que respeitem as realidades e necessidades das crianças e suas famílias.”
O processo de elaboração do plano segue em andamento, com novas etapas de escuta e consolidação de propostas previstas para o próximo mês. A iniciativa reafirma o compromisso do município de Marília com o bem-estar, a proteção e o desenvolvimento das crianças na primeira infância.
