Marília amanhece com chuva e tempo fechado
Marilienses: preparem seus guarda-chuvas. Os radares meteorológicos do IPMet/UNESP, localizados em Bauru e Presidente Prudente, detectam às 11h02 desta quinta-feira (13) chuvas com intensidades de fracas a moderadas, sobre o estado de São Paulo.
Chove também no leste do Mato Grosso do Sul e no Paraná. As chuvas apresentam deslocamento para sudeste, segundo os aparelhos do Ipmet.
Em Marília a cidade amanheceu com o tempo fechado e precipitações durante toda a manhã fizeram as pessoas saírem de casa com mais roupa e com os guarda-chuvas armados. No centro, as lojas já colocaram essas mercadorias nas vitrines.
A previsão é de chance de chuva “alta” durante o restante do dia no município (40-50%) e a temperatura entre mínima de 20ºC e máxima de 27ºC.
Segundo a meteorologista Rita de Cássia César Cerqueira Lopes, nesta quinta-feira áreas de instabilidades deixam o tempo instável, com chuvas e trovoadas isoladas sobre o estado de São Paulo, devido à proximidade de uma nova frente fria, que deverá atingir o litoral paulista na sexta-feira (14).
“No sábado (15) a frente fria se afasta do estado, mas as condições para pancadas de chuva isoladas, permanecem ao longo do final de semana. Temperaturas estáveis”, afirma a especialista alocada em Bauru.
DEFESA CIVIL
Os aparelhos da Defesa Civil do Estado de São Paulo preveem pancadas durante a quinta-feira e um total de 30 milímetros de volume de chuva no pluviômetro.
A temperatura mínima prevista bate com a do Ipmet (20ºC), mas em relação a máxima a Defesa Civil estima mais alta, em 30ºC, e ventos de 20km\h.
O órgão estadual prevê pancadas até sábado (15), com 18 milímetros na sexta-feira (14) e 17 milímetros no dia seguinte. Para o começo da próxima semana, apenas nuvens e novas chuvas somente no próximo final de semana.
HISTÓRICO
Dados da Defesa Civil mostram que as chuvas em outubro está bem abaixo da média histórica verificada nos últimos 30 anos que é de 120 milímetros no acumulado dos 13 primeiros dias do mês.
No entanto, um desvio de 95% mostra o acumulado de apenas 6.3 milímetros foram acumulados desde o dia 1º de outubro.
Consulta às 11h30 ao site mostravam que nesta quinta-feira já havia chovido 2.8 milímetros. Nos dias 4 e 5 do mês corrente também constam, segundo a Defesa Civil, chuviscos entre 1.6 e 1.9 milímetros. Total de três dias de chuvas.